Sobre

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) é a instância da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp responsável pela promoção de ações de educação formal e informal em Direitos Humanos, incluindo a discussão sobre a maneira de incorporar os direitos humanos nas práticas de ensino-aprendizagem de graduação e de pós-graduação. Também cabe ao ODH, em colaboração com as demais Comissões Assessoras da DeDH, reunir os indicadores do respeito aos Direitos Humanos na Unicamp.

História

O ODH foi criado em 29 de novembro de 2018 (Resolução GR-046/2018). Os debates sobre a institucionalização de um espaço para zelar pelos direitos humanos na Unicamp tem origem nos debates e ações em torno do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, coordenado por uma parceria entre os ministérios da Educação e da Justiça, em 2016.  A partir de 2019, o ODH passou a integrar a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (Resolução GR-016/2019), como uma de suas comissões assessoras.

Ao longo de sua breve trajetória, tem atuado sobretudo na comunicação e sensibilização da comunidade para a pauta de direitos humanos, no apoio e divulgação projetos e campanhas de incentivo à pauta de direitos humanos. Em 2020, no contexto da prolongada quarentena devido à pandemia do novo coronavírus, o ODH também atuou junto ao Voluntariado no apoio a distintas ações e parcerias voltadas ao enfrentamento de dificuldades decorrentes da pandemia.

O ODH também atuou na discussão e na elaboração de uma proposta para o estabelecimento de um código de ética ou conduta a ser observado permanentemente por cada membro da comunidade da Unicamp permitiu o aprofundamento a respeito de diretrizes orientadoras da política de direitos humanos na universidade, ou seja, na prática, um código de direitos humanos na Unicamp.

Missão

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Unicamp tem a missão de apoiar a comunidade no reconhecimento e no respeito à dignidade da vida, em todas as suas formas, a fim de que o compromisso da Unicamp com a mudança social e com o respeito à vida e à dignidade humana seja plenamente cumprido.

Para realizar sua missão, o ODH busca difundir e debater a temática dos direitos humanos, com vistas a incorporar seus princípios às práticas cotidianas em cada setor da atividade universitária.

Sua meta é fazer avançar o respeito mútuo, a empatia, a cultura de paz e do diálogo, atitudes solidárias e colaborativas, a cultura inclusiva e a equidade entre os membros da comunidade interna, sejam como princípios norteadores das relações e das políticas da universidade, seja como fundamento para apoiar a formação de profissionais comprometidos com os direitos humanos e engajados em ações que visem sua defesa e promoção.

Calendário

Calendários com marcações de datas importantes para serem celebradas e discutidas neste ano.

Contato