Acessibilidade Congresso

terça 15 ago
terça 05 dez

Objetivo do evento:

Dialogar sobre a diferenças de inserção educacional e profissional das pessoas com deficiência, bem como suas vivências pessoais e dificuldades no contexto acadêmico.
Incentivar a inclusão, o respeito e a valorização deste grupo no Ensino Superior.
Reconhecer as capacidades das pessoas com deficiência e valorizar sua representação na sociedade.
Tornar os temas da deficiência, da inclusão e da acessibilidade mais presentes na comunidade acadêmica.
Educar a comunidade sobre a Convenção de Direitos Humanos e a Lei Brasileira de Inclusão.
Combate ao capacitismo institucional, acadêmico, profissional e social.
Promoção da saúde e bem-estar, educação de qualidade, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Público alvo:

docentes e funcionários que atendam pessoas com deficiência, estudantes que queiram entender mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade, público geral interessado no tema

Período de inscrição:

01/08/2023 a 15/08/2023 14:00

Evento presencial e gratuito. Com transmissão de parte das atividades.

É necessário se inscrever para participar. Serão emitidos certificados mediante credenciamento presencial ou na plataforma.

Convidamos a comunidade da Unicamp a participar ativamente do Ciclo Anticapacitista, promovido pela Faculdade de Educação e pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. As atividades do ciclo serão independentes, de modo que os participantes podem escolher em quais e quantas querem se inscrever. O ciclo abordará questões relativas às diversas deficiências que impactam a inclusão.

As pessoas com deficiência (PcD) representam 8,9% da população brasileira, segundo dados do IBGE de 2022. Este grupo é o que tem a menor taxa de empregabilidade no país – apenas 26,6% – e recebe os menores salários do mercado. Segundo estes dados, apenas 14,3% da população com deficiência consegue alcançar o nível superior no Brasil. De acordo com a Carta Campinas, em 2022, havia apenas 77 matriculados em graduação e pós-graduação da Unicamp que se identificavam como Pessoa com Deficiência, representando 0,2% da categoria estudantil. A pouca representatividade na instituição configura uma exclusão significativa e, com número pouco expressivo, estudantes e trabalhadores com deficiência que se encontram na Unicamp acabam tendo maiores dificuldades de garantir seus direitos de adaptação e acessibilidade.  Este projeto visa combater o capacitismo e conscientizar sobre os direitos das pessoas com deficiência, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (nº 03, 04, 10 e 16) e na Agenda 2030.

Imagem de divulgação de evento, quadrada com fundo verde escuro. Conta o seguinte texto “CICLO ANTICAPACITISTA. UNICAMP CONTRA O CAPACITISMO. De agosto a dezembro de 2023. Confira a programação no site e nas redes sociais: fe.unicamp.br ou direitoroshumanos.unicamp.br Instagram @feunicamp ou @odh.unicamp”. No canto superior direito, há os ícones de Audiodescrição e Língua de Sinais. Destacado à centro-direita está o símbolo universal das deficiências (um círculo ocupado por uma representação humana, feita com traços pretos e preenchimento azul). Na barra inferior, constam os logotipos dos organizadores (Unicamp, Diretoria Executiva de Direitos Humanos, Comissão Assessora de Acessibilidade, Faculdade de Educação, Coordenação de Extensão, Eventos e Projetos Especiais) e apoiadores (Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura, Faculdade de Educação Física, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação, Laboratório de Acessibilidade, Coletivo Autista da Unicamp). Também há um QR Code no canto inferior direito com o título “PARTICIPE!”

Confira a programação.