Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Encontro Nacional da Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados

25 e 26 de Setembro
Sábado (25/9) – 14h às 18h
Domingo (26/9) – 10h às 16h (com 1 hora de almoço)
Inscrição: https://www.even3.com.br/encontroextensaomigracao2021/
*Emissão de certificados (estimativa: até 30 dias úteis após o evento)
Participação: inscritos/as receberão o link do ZOOM por email na véspera do evento.

Encontro nacional busca ampliar acesso à universidade para populações migrantes

Pesquisadores/as, extensionistas e migrantes transnacionais de diversas regiões realizam nos dias 25 e 26 de setembro o I Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados. Confira também as atividades preparatórias (PRÉ-REUNIR) organizadas pelo Fronteiras Cruzadas na UNICAMP.

A iniciativa integra os esforços conjuntos das universidades e de grupos migrantes na aproximação das experiências construídas na academia com os desafios e necessidades prioritárias das pessoas migrantes que vivem no Brasil.

Junto à pesquisa e ao ensino, a extensão é um dos pilares da formação universitária e desde Paulo Freire tem sido pensada como a partilha/comunhão que desloca as fronteiras da universidade para os campos da vida social brasileira.

No Brasil, no que se refere ao plano jurídico, houve avanços recentes com a aprovação da Lei de Migração de 2017 – fruto da luta de migrantes junto com entidades representativas. No entanto, o Brasil não está separado do contexto geopolítico global, que hostiliza esse grupo social, formado sobretudo por populações do Sul global, e dificulta o acesso a direitos, a exemplo da saga enfrentada para obtenção do auxílio emergencial.

No cotidiano de atuação da extensão universitária, nas mais diferentes regiões do país, fica evidente a piora nas condições de precariedade no trabalho e na vida durante a crise sanitária da Covid-19, atingindo de forma ainda mais brutal imigrantes em situação indocumentada e/ou que desconhecem o idioma, as leis e códigos culturais, estando mais expostos a demissões arbitrárias, ameaças de despejos, trabalho análogo à escravidão, violência doméstica e racial, criminalização, dentre outras violações recorrentes agravadas por falta de políticas e redes de apoio.

Os desafios oriundos desse contexto obrigam a universidade a construir conjuntamente a coletivos, movimentos sociais, associações e migrantes ativistas (e etc.) novos parâmetros de acolhimento, inserção e luta por cidadania. Entre esses desafios, podemos citar a revalidação de diplomas, o acesso aos sistemas de saúde, de educação, de justiça e de assistência social com qualidade, a democratização do ensino do português brasileiro, a valorização e o reconhecimento das práticas culturais e a presença não estigmatizada desses indivíduos em mídias educativas, alternativas e tradicionais.

Nessa perspectiva, o objetivo prioritário do I Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados é mapear e conectar projetos realizados entre grupos universitários e migrantes. Durante o evento, serão discutidas algumas das experiências extensionistas organizadas a partir do mapeamento nacional, além de oferecer um Workshop sobre desafios da revalidação de diplomas a partir da perspectiva de migrantes. Propõe-se, por meio do evento, constituir uma rede multidisciplinar que siga trabalhando com a ênfase de tornar menos opacas as fronteiras entre sociedade, migração e universidade no atual complexo contexto de crise.

Faça sua inscrição aqui (https://www.even3.com.br/encontroextensaomigracao2021/ ). Evento gratuito e com emissão de certificados.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO

25/09/2021 14h – 15h

Abertura e apresentação do mapeamento nacional de projetos de extensão com imigrantes (em andamento)

  • Patrícia Villen (Núcleo de Pesquisa Abdelmalek Sayad / @Fronteiras Cruzadas UNICAMP)

  • Hiordana Bustamante (UNIFESP)

  • Daniel Perseguim (@Fronteiras Cruzadas / USP)

Mediação: Otávio Ávila (Diaspotics, @MigrantesnoBrasil UFRJ)

25/09/2021 15h – 18h

CONVERSATÓRIO: 

Como construir um projeto de extensão popular, interseccional e multidisciplinar junto a imigrantes e refugiados?

Mediadoras: Carolina Leite (@Núcleo.Migra / UFPE) e Sofia Zanforlim (@Núcleo.Migra / UFPE)

Regional Sudeste – Projeto Fronteiras Cruzadas: redes sociotécnicas com imigrantes e refugiados (vinculado à Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)

Regional Sul – EIRENÈ / Cátedra Sérgio Vieira de Melo – Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)

Regional Nordeste – Projeto Taller Warao (vinculado à Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)

Regional Norte – Projeto Somos Migrantes (vinculado à Universidade Federal de Roraima – UFRR)

Regional Centro-Oeste – Projeto Arquitetura Resiliente (vinculado à Universidade Federal de Goiás – UFG)

Intervenção artística performática: Juan Cusicanki e Aloha de La Queiroz

DOMINGO

26/09/2021 10h – 13h

OFICINA / TALLER – A luta pela revalidação e reconhecimento de diplomas nas universidades: desafios e boas práticas

Mediação: Hiordana Bustamante (Unifesp) e Maíra Coutinho (ProMigra / USP)

Narrativas migrantes

  • Yolimar Lyon (Venezuela)

  • Rawa Alsagheer (Palestina)

Políticas de validação de diplomas: boas práticas e desafios

  • Basilele Malomalo (Congo – Unilab)

  • Tatyana Friedrich (UFPR)

  • Camila Suemi (Compassiva)

  • Yssi Rodrigues (OIM)

** Compartilhe também o nosso formulário Consulta às Reitorias: Políticas de Validação e Reconhecimento de Diplomas – https://forms.gle/qS2TiRSuQxLLvjQe6

26/09/2021 14h – 16h

Grupo de trabalho: planejamento da REDE REUNIR – qual nosso papel na formação de redes com imigrantes? Como abrir as fronteiras das universidades?

Mediadoras: Carolina Leite (@Núcleo.Migra / UFPE) e Sofia Zanforlim (@Núcleo.Migra / UFPE)

Organização: Fronteiras Cruzadas (Unicamp) / Grupo Migra (UFPE) / Cátedras Sérgio Vieira de Mello-UFG e Unicamp / ProMigra (USP) / Diaspotics (UFRJ) / Somos Migrantes (UFRR) /  Estórias Migrantes (UFRR) / NEPEMIGRA (UFRGS) / MIGRAIDH / CSVM (UFSM) / CSVM-UFPR / Arquitetura Resiliente (UFG) / CRIM (UFMG)  / Programa para Refugiados (USP) / Bibli-ASPA

Ir para o topo