Iniciativa do projeto “Olhos no Futuro”, parceria da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, foi desenvolvida uma disciplina sobre sustentabilidade, aberta a todas as áreas do conhecimento. A disciplina AM 020, aberta e disponível para matrículas para o segundo semestre de 2021, tem como tema: “Curricularização Interdisciplinar da Extensão Universitária no Contexto do Desenvolvimento Sustentável-ODS”. Com 250 vagas abertas, a disciplina prevê na sua concepção os fundamentos conceituais e metodológicos que envolvem a pauta da Educação, Sustentabilidade e Interdisciplinaridade no contexto de cursos de graduação e pós-graduação na universidade e o estabelecimento do diálogo com os atores internos e externos. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS estão na centralidade da pauta que estabelece a tríade ensino e pesquisa como princípio para curricularização da extensão universitária, pela universalidade e diversidade da universidade.

A disciplina será desenvolvida tendo como referência os resultados dos estudos que envolvem a concepção e vivências metodológicas construídas da integração das Faculdades de Engenharias Química (FEQ), Elétrica e de Computação (FEEC), Agrícola (FEAgri), Alimentos (FEA), Mecânica (FEM), também da Faculdade de Educação (FE), assim como dos Institutos de Geociências (IG) e Artes (IA), numa abordagem interdisciplinar dos ODS integrados ao currículo dos cursos em respectivas áreas de conhecimento e temáticas que são desenvolvidas como princípio para a curricularização da extensão universitária.

O prazo de requerimento de matrícula, iniciado dia 12, se encerra nos próximos dias, em 27 de julho (terça-feira). As solicitações de matrícula deverão ser realizadas no e-DAC. Estudantes regulares podem seguir as etapas deste tutorial. A matrícula também está disponível para “estudantes especiais”, isto é, alunos de outras Instituições de Ensino Superior ou portadores de diploma. Neste caso, para solicitar inscrição, é necessário criar uma conta no Sistema da Diretoria Acadêmica acessando aqui.

O projeto “Olhos no Futuro” visa a aproximação da sociedade com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) por meio do ensino-aprendizagem, de subprojetos e do estudo e divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável alinhados às pesquisas acadêmicas e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, através de convênio firmado pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos da UNICAMP.

Imagem: Giovana Sanches | SCDC do Campus Sustentável