povos-indigenas



NAVEGUE

Ações


  1. Acesso
  • Divulgação do Vestibular Indígena ao público indígena ;
  • Avaliação do Vestibular Indígena: divulgação, inscrição, declaração de pertencimento/vínculo, formato da prova e da aplicação;
  1. Permanência Estudantil e Apoio no percurso/sucesso acadêmico
  • Acolhimentos dos estudantes ingressantes na cidade e na universidade;
  • Avaliação do acompanhamento acadêmico, inclusão e convivência dos estudantes indígenas: levantamento de dados sobre a permanência dos estudantes e experiências do Vestibular Indígena;
  • Avaliação da proposta de Permanência Estudantil (Bolsa BAS) para os estudantes indígenas e avaliar outros formatos de permanência diferenciada aos estudantes indígenas;
  • Divulgação das Avaliações do Vestibular Indígena e Debate com comunidade e interna externa;
  • Criação do Percurso Formativo Diferenciado aos estudantes indígenas e de uma avaliação sistemática desse percurso;
  • Realizar ações de comunicação com estudantes indígenas sobre as ações do SAE para apoio acadêmico;
  • Organização da disciplina de acolhimento AM097 – “Encontros interculturais: povos indígenas e a universidade” e estimular a criação de outras disciplinas de graduação voltadas ao pensamento indígena e diálogos interculturais;
  • Criação de oficinas de iniciação/ instrução sobre plataformas digitais para ingressantes indígenas.
  1. Estrutura
  • Criar espaço físico CAIAPI;
  • Criação de equipe administrativa;
  • Criação de um site e páginas em redes sociais da CAIAPI.
  1. Pesquisa e Extensão
  • Criação do Círculo de Pesquisas Indígenas;
  • Fomento de projetos de Bolsa Auxílio Social que incluam os estudantes indígenas; 
  • Divulgação de pesquisas acadêmicas desenvolvidas por estudantes indígenas de graduação e pós-graduação;
  • Estimular e apoiar projetos de extensão para aproximar os saberes indígenas das escolas públicas e de outros setores da sociedade;
  • Criação da Cátedra Indígena;
  • Título Honoris Causa;
  • Estimular a presença de Professores/as Visitantes Indígenas na universidade;
  • Apoio a indígenas na cidade de Campinas;
  • Criação de Curso de Especialização em Pensamento Indígena.
  1. Cultura e vivência comunitária
  • Sensibilização e diálogo com a comunidade acadêmica envolvendo professores/as, estudantes, servidores/as;
  • Dar continuidade às ações da Casa de Saberes Ancestrais.
  1. Saúde, Combate ao preconceito e Combate à violência baseada em Gênero e Sexualidade
  • Ações ligadas a cuidados com Saúde Mental;
  • Articulação com Serviço de Saúde Pública da cidade e CECOM;
  • Ações de orientação sobre alcoolismo;
  • Saúde da Mulher;
  • Combate ao Preconceito;
  • Combate a violência baseada em Gênero e Sexualidade.