O Observatório de Direitos Humanos da Unicamp, norteado por uma de suas finalidades fundamentais de estimular o respeito aos direitos humanos na pesquisa, ensino, extensão, gestão e convívio, manifesta seu repúdio a atitudes violentas incompatíveis com as finalidades da instituição e com a postura docente, infelizmente vivenciadas em nossa universidade no último dia 3 de outubro.

Em defesa de uma convivência acadêmica saudável e contrária a qualquer forma de violência e ações discriminatórias no ambiente educacional, o Observatório reitera seu compromisso com o diálogo e o respeito, conclamando a comunidade universitária a pautar suas decisões e condutas pela Política de Direitos Humanos desta universidade, aprovada pelo Conselho Universitário em 2020.

Ao reconhecer o compromisso fundamental da Unicamp com a promoção, o respeito, a não violação, tampouco a cumplicidade com atos que violem os Direitos Humanos em todos os âmbitos de sua atuação, nossa Política não deixa dúvidas sobre a incontornável responsabilidade da instituição. A mera presença de armas e similares no ambiente universitário afronta os fins e princípios da instituição, desrespeita a política assumida pela universidade, ameaça a segurança de cada membro da comunidade e abala o papel social que justifica a existência da Unicamp.

O Observatório conclama, pois, a Unicamp a refirmar seu compromisso com a promoção da dignidade da vida, a partir de cada atitude dos membros de sua comunidade e, neste momento de urgente posicionamento, a partir da tomada de decisão responsável pelos órgãos administrativos competentes.

O Observatório reforça ainda a importância crucial desse compromisso, voltado ao desenvolvimento, de forma progressiva e constante, de ações de caráter pedagógico e permanente que visem à conscientização, promoção e efetiva garantia dos Direitos Humanos, bem como defesa e difusão de uma cultura de tolerância, do respeito aos direitos fundamentais, de forma a promover uma convivência solidária, ética e pacífica no âmbito institucional, em conformidade com a ordem jurídica vigente.

#UnicampSemViolência

Campinas, 5 de outubro de 2023