Esta semana, especificamente o dia 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. É uma importante data para reforçar a necessidade de conscientização sobre os direitos universais de todas as pessoas. Apesar de todos os avanços legislativos alcançados nas últimas décadas, ainda é preciso reivindicar direitos básicos de cidadania, igualdade de oportunidades e combater atitudes preconceituosas. A escolha desta data simbólica foi proposta pelo ativista Cândido Pinto de Melo, no início dos anos 1980, vislumbrando a participação plena e cidadã na vida em sociedade.

A Comissão Assessora de Acessibilidade da Unicamp celebra esta data com a divulgação do 1º volume da Série Guias sobre Acessibilidade “Como podemos praticar a acessibilidade no dia a dia”. A ideia é contribuir para a reflexão sobre o assunto da acessibilidade plena e digna e aprofundar o debate na Universidade. A temática não se esgota neste ou nos próximos volumes, ao contrário, pretende-se estimular a amplitude das discussões e o conhecimento sobre o assunto.

Clique aqui para baixar o Guia!

O desenvolvimento do conteúdo, material gráfico e diagramação desta Série é parte de uma pesquisa no âmbito do Projeto PAPI/SAE, com a participação da bolsista Clara Moura Machado, aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FECFAU-Unicamp, sob supervisão desta Comissão.

Boa leitura!!!

Núbia Bernardi