Lembrar o dia internacional dos Direitos Humanos a cada 10 de dezembro tem uma importância singular: congregar o potencial de distintas iniciativas ao redor do mundo fortalecidas pelo reconhecimento da necessidade de nos comprometermos, individual e coletivamente, com cada decisão de respeito à vida, em todas as suas formas.

Mas na Unicamp podemos fazer de todo dia mais uma oportunidade de cumprirmos nosso papel e fortalecermos nossa responsabilidade e nossa relevância na construção de uma sociedade justa, solidária, comprometida com a vida. Temos uma política de direitos humanos, engajada fortemente com esses princípios e pensada, cotidianamente, para ser disseminada na formação de cada estudante, na composição de cada projeto, na realização de cada ideia.

É pensando nisso que hoje, para falarmos dessa celebração mundial, lembramos que nossa universidade escolheu atuar aberta e integralmente nessa construção de um mundo digno e justo para cada ser existente, comprometida igualmente com a herança que legamos. Convidamos a saber mais sobre nossa política e nossas iniciativas. Convidamos a engajar-se nessa jornada.

Entre tantas ações possíveis e imaginadas, destacamos hoje duas publicações recentes apoiadas por nossa DeDH, cada área do conhecimento mostra um pouco de seu potencial nessa pauta:

• [E-book] Os direitos humanos à prova do tempo: reflexões breves sobre o presente e o futuro da humanidade
  • [E-book] Os direitos humanos e às profissões: diálogos fundamentais

Ambos e-books fazem parte da Coleção Jurema e estão disponíveis para download gratuito.

Seguimos juntos!