Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Livro “Sabores Sem Fronteiras” reúne receitas e mini-biografias de imigrantes e refugiados no Brasil. A obra faz parte do projeto idealizado pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (@csvm.unicamp) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da @unicamp.oficial em parceria com a Universidade São Judas Tadeu e o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região. 

Publicado pela editora Senac (@editorasenacsp), o livro “Sabores Sem Fronteiras: Receitas e Trajetórias Refugiadas” reúne receitas culinárias elaboradas por imigrantes e pessoas que vivem em situação de refúgio no Brasil e as histórias de seus autores. Trata-se de uma iniciativa que visa ampliar a visibilidade, fomentar o acolhimento e o diálogo sobre o tema do refúgio e da imigração no Brasil por meio da culinária, esse campo de manutenção de tradições e afetos.

As receitas foram selecionadas por uma comissão julgadora a partir de um total de 88 inscrições enviadas à Cátedra entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Entre as selecionadas, estão receitas oriundas de 12 nacionalidades: Venezuela, Síria, Benin, Guiana, Angola, Colômbia, Haiti, Egito, Peru, Cuba, República Democrática do Congo e Filipinas. 

Na foto, estão o Prof. Wagner Romão (@profwagnerromao), assessor docente da #DeDH, a Profa. Silvia Santiago, diretora executiva da #DeDH, e a Profa. Ana Carolina Maciel, presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp, com o recém publicado livro “Sabores Sem Fronteiras: Receitas e Trajetórias Refugiadas”.

“Uma perspectiva que nós temos como essa iniciativa é, através da culinária, trazer as trajetórias de vida, falar sobre o tema do refúgio. E fazer isso a partir da troca, do intercâmbio entre culturas. Esse é o grande desafio desse livro: superar barreiras geográficas e gastronômicas e poder inserir essas pessoas nas nossas perspectivas de convivência”, explica Ana Carolina Moura Delfim Maciel (@anacmdmaciel), presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Unicamp.

O livro, no entanto, não será comercializado. A tiragem de mil exemplares será distribuída pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O evento de lançamento oficial da obra deve ocorrer em data ainda a ser definida, ao longo do primeiro semestre de 2022.

O projeto também contará com um documentário, que está em fase de edição, que trará entrevistas com os refugiados e imigrantes, e execução dos pratos. Em razão da pandemia de Covid-19, o processo contou com uma série de cuidados e protocolos sanitários, de forma a preservar a saúde dos autores das receitas e dos integrantes da produção. O lançamento do documentário é previsto para 20 de junho, quando é lembrado o Dia Mundial do Refugiado.

Ir para o topo