Quem Somos

A DeDH é um órgão da administração central da Unicamp que tem a finalidade de promover o respeito à dignidade da vida como valor fundamental à realização dos objetivos da Universidade e garantir que nela sejam praticadas ações de valorização da tolerância, da cidadania e da inclusão, assegurando a diversidade, a pluralidade e a equidade entre seus membros.

Nossa Missão

Apoiar e orientar todos os segmentos e atividades da comunidade universitária na atenção aos direitos humanos. Tomando por base critérios de vulnerabilidade, propor políticas de inclusão e equidade favoráveis ao acesso de todos aos direitos fundamentais e à cidadania.

Nossa Visão

Por meio do desenvolvimento da cultura dos direitos e da cultura de paz, tornar a Unicamp uma instituição exemplar no que se refere às práticas institucionais, à resolução de conflitos e à consciência sócio ambiental. Fazê-la reconhecida por sua capacidade de valorizar, atrair e formar profissionais comprometidos com a promoção e defesa da dignidade da vida das gerações do presente e do futuro.

Equipe

Silvia Maria Santiago Diretora Executiva de Direitos Humanos Gilberto Alexandre Sobrinho Assessor Docente de Gabinete Cristiane de Souza Machado Rogatto Assistente Técnica - (+55) 19 3521 7090

Vagner Hiroyuki Hamano

Financeiro e Eventos - (+55) 19 3521 8137

Fernanda Ayres da Silva Apoio Administrativo - (+55) 19 3521 8178 Lara Medeiros Sin Estagiária Comunicação - (+55) 19 3521 8138

Projetos que contam com apoio da DeDH

Unidade

Pesquisador responsável

CEB

• Neuromecânica – Próteses e Órtese

Prof. Leonardo Abdala Elias

CESIT

• Uberização: Condições de trabalho e saúde do trabalhador just-in-time

Prof. José Dari Krein

CESIT

• Trabalho em Condições Análogos a de Escravo na Indústria Têxtil

Prof. José Dari Krein

FCM

•  Ações de Testagens dos entregadores deaplicativos de Campinas

Prof. Silvia Maria Santiago

FEEC

• De olho no trabalho decente e na sustentabilidade – “Olhos no Futuro”.

Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva

IC

• Projeto Aplicativo de monitoramento de alunos da rede pública - COVID-19

Prof. Dr. Ricardo Dahab

IFCH

• Curso de Direito Internacional de Direitos Humanos e publicação dos resultados

Prof. Andrei Koener

• Indústria 4.0

Prof. Ricardo Antunes

IFCH

• Trabalho em condições análogas às de escravo no estado de São Paulo: uma análise das políticas públicas, leis e estratégias de enfrentamento

Profa. Ângela Araújo

IQ

• Biofabris

Profs. Rubens Maciel Filho e Leonardo Abdala Elias

NEPP

• Eventos do Observatório da infância e adolescência

Prof. Carlos Raul Etulain

Observatório Institucional Unicamp e CESOP

• Levantamento de dados das questões relativas à saúde e ao trabalho digno

Profa. Milena Pavan Serafim

• Curso Tráfico de Pessoas, debates e enfrentamento no momento atual

• Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

PAGU

• Atualização de publicação sobre tráfico de pessoas

Relatório de Gestão

O Relatório de Gestão 2019/2021 pode ser acessado aqui.

Normativas

Documentos constitutivos DeDH

Criação DeDH: Deliberação CONSU-A-004/2019 (redação consolidada, alterada pela Deliberação CONSU-A-039/2020)

Criação comissões assessoras:

CADER: Resolução GR-029/2019 (redação consolidada, alterada pela Resolução GR-111/2020 e Resolução GR-047/2019)

Gênero e Sexualidade: Resolução GR 17/2019 (redação consolidada, alterada pela Resolução GR-066/2021 e Resolução GR-024/2019)

ODH: Resolução GR 46/2018 (redação consolidada, alterada pela Resolução GR-016/2019)

Cátedra Sérgio Vieira de Mello: Resolução GR-014/2019

Acessibilidade: Resolução GR-015/2019

CAMEJA: Resolução GR-065/2021

CAIAPI: Resolução GR-018/2021

Comissão de Averiguação: Resolução GR-046/2019 (redação consolidada, alterada pela Resolução GR-049/2019)