No Ar

Tempestades de poeira no Brasil: o que os haboobs têm a nos dizer?

Casas e prédios totalmente cobertos por terra, pessoas assustadas e uma escuridão causada pela poeira. Certamente você viu algum desses relatos no noticiário recente. Os haboobs, fenômenos antes distantes da realidade do Brasil, fizeram-se presentes na vida do brasileiro por conta principalmente da degradação ambiental.

Neste episódio entre temporadas do “No Ar” conversamos com Ana Maria de Ávila, pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura (CEPAGRI) da Universidade Estadual de Campinas, onde é Diretora Associada. Ávila tem experiência nas áreas de Meteorologia e Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: previsão de tempo e clima, sensoriamento remoto da atmosfera, Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos e Mudanças Climáticas. É, também, colaboradora do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Ficou curioso? Sigam-nos nas redes e vamos conversar sobre soluções sustentáveis para o meio urbano.

“No Ar” é produzido pela Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos em uma parceria entre funcionárias, professores, e estudantes bolsistas e voluntários.

Ouça-nos no Spotify ou no Anchor

Créditos:

Produção: Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp

Coordenação: Néri de Barros Almeida. Fabiana Canto Tito.

Roteiro: Waldir Junio Rocha Rodrigues, Matheus Ferraz.

Apresentador: Matheus Ferraz

Entrevistadas: Ana Maria de Ávila

Tratamento de Áudio: Matheus Ferraz.

Edição, Mixagem e Masterização: Karo Batista

Divulgação: Angelo Gabriel Castilho e Luana Isidorio

Músicas:

Abertura No Ar: Matheus Ferraz

“Seven Worries” – Wonderly

“The Poplar Grove” – Blue Dot Sessions

“Catastrophe” – Wonderly

O No Ar é um podcast da Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Acesse: https://www.direitoshumanos.unicamp.br/

Instagram: https://www.instagram.com/odh.unicamp/