A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp promoveu o workshop “Pensando a formação em direitos humanos na Unicamp” no dia treze de abril de 2022, realizado presencialmente no Auditório Raízes, na sede da DeDH, no Ciclo Básico I.

O objetivo do evento foi apresentar o curso “Atendimento na Perspectiva dos Direitos Humanos”, oferecido pela Educorp – Escola de Educação Corporativa da universidade, cujos instrutores são servidores da Unicamp que passaram por treinamento em Direitos Humanos, idealizado pela DeDH, e encararam o desafio de multiplicar esses conceitos na Universidade.

Com a programação de debate para o dia  todo, estiveram presentes os instrutores do curso, os representantes da Educorp e das Comissões Assessoras da DeDH para conversar sobre o contexto atual do curso e sobre as avaliações daqueles que passaram por ele, a partir de dados analisados por membros da equipe de Comunicação da DeDH.

No período da tarde, foram debatidas estratégias de melhoria do curso e de aproximação de seus instrutores com as Comissões Assessoras da DeDH.

A coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp, Profa. Josianne Cerasoli, apresenta os compromissos da universidade pública com os direitos humanos.
Os estudantes Waldir Junio e Lucas Muniz, integrantes da equipe de Comunicação da DeDH, apresentam a análise dos dados de avaliação/feedback do curso “Atendimento na Perspectiva de Direitos Humanos”.
Parte dos instrutores do curso “Atendimento na Perspectiva de Direitos Humanos”: servidores da universidade que foram capacitados para atuar como multiplicadores de Direitos Humanos.

O curso “Atendimento na Perspectiva de Direitos Humanos” é oferecido para servidores e docentes da UNICAMP visando a formação para um compromisso ético dos servidores com os pactos e diretrizes assumidos pela Unicamp em relação aos Direitos Humanos e o engajamento do quadro de funcionários na disseminação da Cultura da Paz e de respeito à dignidade da vida. Desde que iniciou, em 2020, já teve nove turmas e capacitou cerca de 200 servidores da universidade.

O curso aborda diversos temas relacionados à dignidade da vida: Fundamentos dos direitos humanos; Legislações nacionais e normas internas; Assédio Moral; Antirracismo; Gênero e Sexualidade; Acessibilidade; Saúde mental e Comunicação Não Violenta. Para realizar a matrícula no curso, é necessário ser servidor ou docente da Unicamp. Consulte o calendário de oferecimento no site da Educorp.

Os instrutores Reginaldo Alves e Danielle Rafael falam mais sobre o curso nos vídeos a seguir: