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Povos Indígenas e o Ensino Superior: Diálogo com Lideranças Indígenas & Desenhos Institucionais

A presença indígena no ensino superior cresceu significativamente na última década. Universidades têm desenvolvido programas de incentivo ao ingresso e apoio à permanência que vão de cotas, vestibulares específicos, cursos específicos ou ainda programas adaptados no interior de cursos regulares. Algumas, como a Unicamp, a UNB e a UFSCar, realizam vestibulares em locais distantes de seus campi, buscando se aproximar dos candidatos e candidatas indígenas. Mas o que pensam as lideranças dessas regiões sobre juventude e ensino superior? Que modelos de universidade ou formação superior são discutidos nos territórios? E o que podemos aprender da experiência de universidades que têm ofertado cursos ou programas de ingresso específicos destinados a povos indígenas?

Nesse seminário, receberemos na Unicamp lideranças indígenas e professores ou gestores de universidades com programas destinados a estudantes indígenas para pensar sobre caminhos e experiências da presença indígena no ensino superior.
Venha participar dessa conversa!

Confira a programação:

  • Dia 08/08: Ouvindo lideranças regionais
    • 13h30 – 14h00: Mesa de abertura
    • 14h00 – 14h30: Simone Eloy Amado (Doutoranda em Antropologia no Museu Nacional)
    • 14h30 – 15h00: Dario Casimiro Baniwa (Diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN)
    • 15h00 – 15h30: Myrian Vasques (Ativista indígena, Integrante e conselheira da Associação das Mulheres indígenas Tikuna – AMIT)
    • 16h00 – 16h30: Café da tarde
    • 16h30 – 17h00: Cristine Takuá (Co-fundadora do Fórum dos Professores indígenas do Estado de São Paulo)
    • 17h00 – 17h30: Rosilene Cruz Araújo (Coordenadora-geral de Educação Escolar Indígena na SECADI/ MEC e Prodessora da Licenciatura Intercultural da Unifap)
  • Dia 09/08: Experiências de ensino superior para indígenas
    • 09h00- 09h30: Mesa de abertura
    • 09h30 – 10h00: Chantal Medaets (Professora da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da Caiapi e do Centro de Antropologia de Processos Educativos – Ceape)
    • 10h00 – 10h30: Ana Maria Rabelo Gomes (Professora da Faculdade de Educação da UFMG e da Licenciatura Intercultural Indígena)
    • 10h30 – 11h00: Werymehe Pataxoop (Professora Indígena da Aldeia Pataxoop, formada na Licenciatura Intercultural Indígena da UFMG e mestra em Educação FaE/UFMG)
    • 11h00 – 11h30: Artionka Capiberibe (Professora do depto. de Antropologia do IFCH/Unicamp e coordenadora do Percurso Formativo Indígena – PFI, da Unicamp)
    • 12h00 – 14h00: Almoço
    • 14h00 – 14h30: Terezinha Lira (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia da UFOPA e servidora desta universidade onde ocupou diversas funções ligadas à permanência indígena)
    • 14h30 – 15h00: Herundino Ribeiro do Nascimento (Professor no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e no Curso de Gestão Territorial da UFRR) 15h00 – 15h30: Wagner Roberto do Amaral (Professor do Depto. de Serviço Social da UEL e membro fundador e atual da Comissão Universidade para os Indígenas – CUIA, da UEL)
    • 16h00 – 16h30: Café da tarde
    • 16h30 – 17h00: Antonella Tassinari (Professora do Depto. de Antropologia da UFSC e membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas e do Colegiado do Curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlântica, da UFSC)
    • 17h00 – 17h30: Adriana Belino Kaingang (Graduada em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica pela UFSC, Mestra em Antropologia Social/UFSC e recém concursada docente na Licenciatura Intercultural da UFSC)
    • 18h00: Encerramento
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