Povos Indígenas e o Ensino Superior: Diálogo com Lideranças Indígenas & Desenhos Institucionais
A presença indígena no ensino superior cresceu significativamente na última década. Universidades têm desenvolvido programas de incentivo ao ingresso e apoio à permanência que vão de cotas, vestibulares específicos, cursos específicos ou ainda programas adaptados no interior de cursos regulares. Algumas, como a Unicamp, a UNB e a UFSCar, realizam vestibulares em locais distantes de seus campi, buscando se aproximar dos candidatos e candidatas indígenas. Mas o que pensam as lideranças dessas regiões sobre juventude e ensino superior? Que modelos de universidade ou formação superior são discutidos nos territórios? E o que podemos aprender da experiência de universidades que têm ofertado cursos ou programas de ingresso específicos destinados a povos indígenas?
Nesse seminário, receberemos na Unicamp lideranças indígenas e professores ou gestores de universidades com programas destinados a estudantes indígenas para pensar sobre caminhos e experiências da presença indígena no ensino superior.
Venha participar dessa conversa!
Confira a programação:
Dia 08/08 – Ouvindo lideranças regionais
13h30 – 14h00: Mesa de abertura
14h00 – 14h30: Simone Eloy Amado (Doutoranda em Antropologia no Museu Nacional)
14h30 – 15h00: Dario Casimiro Baniwa (Diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN)
15h00 – 15h30: Myrian Vasques (Ativista indígena, Integrante e conselheira da Associação das Mulheres indígenas Tikuna – AMIT)
16h00 – 16h30: Café da tarde
16h30 – 17h00: Cristine Takuá (Co-fundadora do Fórum dos Professores indígenas do Estado de São Paulo)
17h00 – 17h30: Rosilene Cruz Araújo (Coordenadora-geral de Educação Escolar Indígena na SECADI/ MEC e Prodessora da Licenciatura Intercultural da Unifap)
Dia 09/08 – Experiências de ensino superior para indígenas
09h00- 09h30: Mesa de abertura
09h30 – 10h00: Chantal Medaets (Professora da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da Caiapi e do Centro de Antropologia de Processos Educativos – Ceape)
10h00 – 10h30: Ana Maria Rabelo Gomes (Professora da Faculdade de Educação da UFMG e da Licenciatura Intercultural Indígena)
10h30 – 11h00: Werymehe Pataxoop (Professora Indígena da Aldeia Pataxoop, formada na Licenciatura Intercultural Indígena da UFMG e mestra em Educação FaE/UFMG)
11h00 – 11h30: Artionka Capiberibe (Professora do depto. de Antropologia do IFCH/Unicamp e coordenadora do Percurso Formativo Indígena – PFI, da Unicamp)
12h00 – 14h00: Almoço
14h00 – 14h30: Terezinha Lira (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia da UFOPA e servidora desta universidade onde ocupou diversas funções ligadas à permanência indígena)
14h30 – 15h00: Herundino Ribeiro do Nascimento (Professor no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e no Curso de Gestão Territorial da UFRR)
15h00 – 15h30: Wagner Roberto do Amaral (Professor do Depto. de Serviço Social da UEL e membro fundador e atual da Comissão Universidade para os Indígenas – CUIA, da UEL)
16h00 – 16h30: Café da tarde
16h30 – 17h00: Antonella Tassinari (Professora do Depto. de Antropologia da UFSC e membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas e do Colegiado do Curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlântica, da UFSC)
17h00 – 17h30: Adriana Belino Kaingang (Graduada em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica pela UFSC, Mestra em Antropologia Social/UFSC e recém concursada docente na Licenciatura Intercultural da UFSC)
18h00: Encerramento
08 e 09/08, horários a cima
Auditório Raízes, Ciclo Básico I, CB54
Transmissão ao vivo no youtube