Memorial da América Latina realiza seminário de abertura da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2021

A Rede de Cooperação UNITWIN para Integração na América Latina (Cátedra Unesco Memorial), sediada no Memorial da América Latina, realiza o seminário de abertura das atividades de pesquisa de 2021, dia 11 de agosto, às 19h.

Direcionada pela agenda 2030 da Unesco, a temática da Cátedra no biênio 2020-2021 é “Movimentos da América Latina” e, especificamente em 2021, o título do projeto que direciona as pesquisas é “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”. As atividades são voltadas ao tema do refúgio e seus desdobramentos no contexto brasileiro atual e envolvem pesquisas, orientação de bolsistas, seminários, oficinas, rodas de conversa, além da gravação de relatos, englobando os temas do refúgio e dos deslocamentos forçados juntamente com o respeito aos direitos humanos e das possibilidades de acolhimento no âmbito da sociedade.

A prof. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, professora catedrática da Cátedra Unesco Memorial e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Unicamp, fará a apresentação da palestra “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”. Ana Maciel, que tem importante trajetória acadêmica tanto na temática do refúgio quanto nas pesquisas sobre histórias de vida e audiovisual, contará sobre o projeto de pesquisa de 2021 e apresentará os bolsistas selecionados.

A segunda palestra será da professora, artista, arquiteta e diretora de arte Carla Caffé, que abordará o tema “Era o Hotel Cambridge: os refugiados e a mobilidade em São Paulo”. Carla Caffé foi diretora de arte do filme Era o Hotel Cambridge, que apresenta a história de refugiados recém-chegados ao Brasil. Eles dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo, que, em outros tempos, funcionava o hotel de mesmo nome.

A mediação será da Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e Coordenadora da Cátedra, Luciana Latarini Ginezi, que fará o lançamento do livro digital Cadernos da Cátedra Unesco Memorial – Movimentos da América Latina, vol. I. A publicação é mais um fruto das atividades realizadas ano passado e traz artigos das bolsistas e da catedrática do programa de pesquisas da Cátedra Unesco Memorial de 2020.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom no link: https://us02web.zoom.us/meeting/84286840044 e pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp

A Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação Unitwin entre as universidades paulistas públicas (USP, Unesp e Unicamp) e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fapesp e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação.

Sobre as palestrantes:

Ana Carolina Maciel

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel é coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN – Unicamp), presidenta, desde 2019, da Comissão Assessora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – importante instituição na temática do refúgio – ACNUR/UNICAMP. É Internacional Fellow no Institut Convergences Migrations (IC Migrations), em Paris. Realizou entrevistas com doadores do Museu Paulista da USP, no qual desenvolveu a pesquisa “Histórias de vida e o registro audiovisual” no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Realizou pós-doutorado no Museu Paulista da USP, onde desenvolveu a pesquisa “Histórias de vida e o registro audiovisual” no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Destaca-se a sua trajetória na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na qual desenvolve atividades como docente do Programa de Pós-graduação em Multimeios e coordena a plataforma Memórias Covid-19.

Carla Caffé

Carla Caffé é arquiteta, artista, diretora de arte e professora. Participou de importantes mostras internacionais, entre elas a Bienal de arquitetura de Veneza 2018. Seus principais projetos realizados em cinema são: Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2017) e Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Publicou 4 livros, sendo os mais recentes Era o Hotel Cambridge, arquitetura, cinema e educação, edições SESC e o livro de artista A(e)rea Paulista, publicado pela Galeria Vermelho. É reconhecida por seus projetos multidisciplinares envolvendo práticas pedagógicas.

Programação:

Abertura | Jorge Damião, Presidente da Fundação Memorial da América Latina.

Palestra Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI | Profa. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, Catedrática Unesco Memorial, professora da UNICAMP e presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Palestra Era o Hotel Cambridge – os refugiados e a mobilidade em São Paulo | Carla Caffé, professora, arquiteta e diretora de artes dos filmes Era o Hotel Cambridge, Central do Brasil, Narradores de Javé.

Lançamento do livro digital: Cadernos da Cátedra Unesco Memorial, Movimentos da América Latina, vol. I | Luciana Latarini Ginezi, Diretora do CBEAL e coordenadora da Cátedra Unesco Memorial.

Encerramento |

Serviço:

Seminário de Abertura Cátedra Unesco Memorial 2021
11 de agosto, das 19h às 20h30
www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/meeting/84286840044
_________________________________________________________________

Memorial da América Latina

(11) 3823-4644 | comunicacao@memorial.org.br

Viviane Vilela | viviane.vilela@memorial.org.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa | (11) 3339-8116 | (11) 3339-8162 | (11) 98849-5303 (plantão) | imprensaculturasp@sp.gov.br