Conteúdo principal Menu principal Rodapé

“Nós temos leis! E eu sei ter vontade!” Luiz Gama: Um defensor dos escravos e do Direito

No próximo dia 25/08 às 19h, será realizada a palestra “”Nós temos leis! E eu sei ter vontade!” Luiz Gama: Um defensor dos escravos e do Direito”, ministrada por Ligia Fonseca Ferreira, organizadora do livro “Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro” e mediada por Ademir José da Silva, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil e membro titular da Comissão Assessora de Diversidade Étnica-Racial da Unicamp (CADER).

Luiz Gama foi um orador, jornalista, escritor brasileiro e o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos para quitar uma dívida de jogo. Gama foi um abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos no Brasil. Morreu em 24 de agosto de 1882, antes da abolição da escravatura,e 133 anos após sua morte, Luiz Gama foi reconhecido como advogado pela OAB.

Link para acesso ao evento: https://oabsp-org-br.zoom.us/j/87076608821

Assista aqui a entrevista sobre o lançamento do livro “Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro”.

Ir para o topo