Construindo um Plano de Equidade para universidade pública brasileira

Um Plano de Equidade consiste em um conjunto de ações articuladas estrategicamente com o objetivo de garantir ampla participação nas atividades universitárias. Nos últimos anos, esse tipo de plano tem sido formulado para diminuir os obstáculos enfrentados por diferentes segmentos da comunidade universitária, em geral derivados de diferentes formas de vieses e de discriminações em termos de gênero e sexualidade, raça, acessibilidade, condição socioeconômica e outros. Alguns planos miram um aspecto específico, outros adotam uma visão mais ampla e são tratados como Planos de Equidade, Diversidade e Inclusão.

O Dia Internacional da Mulher representa uma oportunidade para refletirmos sobre essa ferramenta. Reunimos nesta sessão quatro pesquisadoras com ampla experiência no enfrentamento de discriminações baseadas em gênero e sexualidade:

• Marcia Barbosa – Professora Titular de Física da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS)
  • Adriana Alves – Professora Associada no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) e coordenadora do Escritório USP Mulheres
  • Clarisse Palma – Professora Associada do Instituto de Biologia da Unicamp, Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp
  • Alice Rangel de Paiva Abreu – Professora Emérita da UFRJ, que dirigiu, até 2017, o GenderInSITE (www.genderinsite.net), um programa internacional para promover a questão de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia.

Contaremos com a mediação de Ana Maria F. Almeida – Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp, Coordenadora da Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp.

Vamos conversar sobre o que um Plano de Equidade para as universidades públicas brasileiras deve contemplar, que dificuldades podem ser encontradas e como contorná-las.

Será no dia 08/03/2022 (terça-feira) das 18h30 às 20h30, com transmissão pelo Canal do Youtube da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. As inscrições podem ser feitas no formulário: bit.ly/planoequidade0803 Haverá certificação para inscritos que solicitarem.

Confira também a programação de março das atividades da Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade.

“Construindo um Plano de Equidade para a universidade pública brasileira”
? Dia 08/03/2022 das 18h30 às 20h30
?️ Inscrições: bit.ly/planoequidade0803