Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Novembro foi um mês com uma agenda repleta de eventos de comemoração, de conscientização e de luta. O encerramento da edição 2021 o Unicamp Afro reune todas esses movimentos, com um evento muito especial em que se apresentará o “Batuque de Umbigada: Um encontro Amefrico”.
O Batuque de Umbigada, também denominado Tambu ou Caiumba, é uma manifestação cultural de tradição bantu, trazida ao Brasil por populações negras escravizadas vindas principalmente de Angola e dos dois Congos, ao sul da África. Teve sua origem no interior paulista com a expansão cafeeira na segunda metade do século XIX. A fixação de um grande número de negros escravizados e livres nessa região contribuiu para que ela se tornasse conhecida como a zona batuqueira do interior de São Paulo. Atualmente, o Batuque de Umbigada ainda resiste principalmente nos municípios de Capivari, Piracicaba e Tietê, onde os batuqueiros se reúnem cerca de cinco vezes ao ano para fortalecimento e manutenção da tradição. Assim, mesmo sendo uma manifestação afro pouco valorizada e por vezes silenciada ao longo do tempo, as vozes dos batuqueiros ainda ecoam e as apresentações do Batuque de Umbigada são momentos de enunciação em que os discursos produzidos reconstroem continuamente nuances históricas, artísticas e simbólicas, constituindo-se como “lugares de memória”, em que interagem elementos como letras, música e dança.
O encerramento será realizado na Casa do Lago da Unicamp, no dia 30/11, às 16h. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da TV Unicamp.
Será um prazer contar com sua presença! Celebre conosco!
Ir para o topo