Voluntariado Unicamp

Voluntariado

Voluntariado: por quê?

O que cada pessoa pode fazer por outra? É este o ponto central que motiva e une ações e atitudes voluntárias, das mais diversas. São gestos muitas vezes espontâneos de solidariedade presentes em toda parte, mas sobretudo em momentos de crise e instabilidade demandam alguns cuidados para serem efetivos. Seguem algumas dicas:

  • pequenos gestos, pequenas ações, por mais que possam parecer pouco importantes, são a base de todo voluntariado; seus efeitos para sensibilizar sobre o respeito às pessoas e para estimular os laços de solidariedade são imensos.
  • é fundamental haver um bom equilíbrio entre o desejo de atuar voluntariamente e as reais possibilidades de cada pessoa; antes de se voluntariar, é importante ter clareza daquilo que pode de fato fazer. Mesmo que pareça uma ação pequena de início, é importante só oferecer o que se pode mesmo realizar, pois outras pessoas dependerão disso.
  • não há modelos a seguir, mas é preciso respeitar todos os procedimentos técnicos e cuidados para não se expor e não colocar outros em risco.
  • ações voluntárias contribuem para ajudar pessoas em dificuldades, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade, e a gratidão é o principal retorno para cada gesto.

Unicamp Solidária

Ações do Voluntariado Unicamp/2020

coronavirus

Diante das exigências especiais deste momento em que todas as pessoas são afetadas pela crise decorrente da expansão do novo coronavírus, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos, através do Observatório de Direitos Humanos, apoia a organização das seguintes ações voluntárias pontuais:

Chamada solidária

Voluntárias e voluntários disponibilizam seus telefones e tempo para conversar com pessoas nesse momento de distanciamento social obrigatório. Para se voluntariar nesta ação é necessário preencher, assinar e enviar o Termo de Responsabilidade (baixe aqui a versão doc) para o email direitoshumanos@unicamp.br com o assunto VOLUNTARIADO.

Equipamento compartilhado

Doação e/ou empréstimo de laptops e equipamentos eletrônicos para uso de estudantes. Os equipamentos podem ser entregues na Gráfica da Unicamp [Rua Josué de Castro, 80, Cidade Universitária] das 9 às 17h., de segunda a sexta. Caso não seja possível entregá-los diretamente, favor informar aqui os dados (nome, email, telefone, endereço, equipamentos, onde buscar) para o endereço direitoshumanos@unicamp.br

Importante! Os equipamentos são recolhidos, verificados e higienizados pela equipe antes de serem distribuídos para quem necessita. Para isso, é importante que os equipamentos estejam em bom estado.

Outras ações voluntárias: a equipe do Voluntariado Unicamp está organizando outras ações que serão divulgadas em breve. Se você tem mais sugestões, envie aqui.


A DeDH também apoia as seguintes iniciativas:

Doação de sangue: Espalhe apenas a sua nobreza!

O Hemocentro da Unicamp convida a população a comparecer em um dos quatro postos de coleta de sangue fixos e realizar Doação de Sangue neste período de crise!
Acesse aqui os locais e horários de atendimento!
Para que os estoques consigam suprir as necessidades dos hospitais públicos de mais de 35 cidades da região, o Hemocentro da Unicamp precisa de de 6.500 mil doações por mês. Compartilhe, divulgue e doe!
"A única coroa que queremos compartilhar é a da nobreza do doador. Se você está bem de saúde, não esteve fora do país e não teve contato com pessoas infectadas pelo Novo Coronavirus, compareça ao Hemocentro e #DoeSangue".
Acompanhe o Hemocentro da Unicamp no Facebook Instagram

Campanha Hemocentro (1)

 

Campanha Hemocentro (2)

 

 

Campanha Hemocentro (3)


"Quentinhas" do RU

A partir de 23 de março, as refeições no Restaurante Universitário da Unicamp passam a ser servidas na forma de "marmitex" para evitar aglomerações.

Marmitex no RU

Recursos compartilhados! 

Preparamos uma relação de fontes gratuitas disponíveis online para acesso remoto.

Portal Unicamp

https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus
https://covid-19.campinas.sp.gov.br/

Apoio e-Educação

http://www.sbu.unicamp.br/sbu/atendimentovirtual/
https://www.ea2.unicamp.br/pagina-de-apoio-ao-ensino-digital/

Cultura

https://www.spcineplay.com.br/
https://www.womenshistory.org/womens-history/online-exhibits
https://www.womenshistory.org/students-educators/digital-classroom-resources
http://eravirtual.org/
https://www.amnh.org/
https://www.vangoghmuseum.nl/en
https://www.digitalconcerthall.com/en/home
https://www.operadeparis.fr/actualites/spectacles-de-lopera-de-paris-a-redecouvrir-en-ligne
https://www.metopera.org/user-information/nightly-met-opera-streams/
https://www.museoreinasofia.es/abierto-online
https://artsandculture.google.com/
https://pinacotecabrera.org/en/collezioni/filter-collection/
https://www.uffizi.it/mostre-virtuali
https://www.namuseum.gr/en/collections/
https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne?tab=1#tabs
https://www.britishmuseum.org/collection
https://www.maropeng.co.za/
https://www.nga.gov/exhibitions.html
https://naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour
https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
https://m.aristeguinoticias.com/1903/kiosko/la-universidad-complutense-libera-130-mil-libros-digitales/
https://www.gso.se/en/gsoplay/
https://www.metopera.org/
https://live.philharmoniedeparis.fr/