Episódio de Estreia da Terceira Temporada do Podcast “No Ar”

Educação e o ciclo da água

O estilo de vida contemporâneo, repleto de ansiedade e correria, não privilegia o pensar coisas elementares. Você tem pensado sobre a água? Sabe o caminho percorrido por ela até chegar à sua torneira? Alvo de disputas, o acesso à água pode ser dificultado no contexto da emergência climática. Ciente das diversas contribuições que a universidade pode dar para preservar a água e assim diversas formas de vida, o No Ar apresenta sua terceira temporada: “Água: de onde ela vem e para onde ela vai?”.

No primeiro episódio de título “Educação e o ciclo da água”, conversamos com Ermelinda Moutinho Pataca.  Diante das discussões em relação à crise socioambiental atual, a autora acredita que a educação para a água deva ser realizada a partir da abordagem das dimensões espacial e temporal, considerando nesta última o tempo geológico e a história humana.

Ermelinda Moutinho Pataca é professora da Faculdade de Educação da USP, do departamento de  Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Ficou curioso? Sigam-nos nas redes e vamos conversar sobre soluções sustentáveis para o meio urbano.

“No Ar” é produzido pela Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos em uma parceria entre funcionárias, professores, e estudantes bolsistas e voluntários.

Ouça-nos no Spotify ou no Anchor

Créditos:

Produção: Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp

Coordenação:  Fabiana Canto Tito e Néri de Barros Almeida

Roteiro: Matheus Ferraz

Apresentador: Matheus Ferraz

Entrevistada: Ermelinda Moutinho Pataca

Tratamento de Áudio: Matheus Ferraz.

Edição, Mixagem e Masterização: Karo Batista

Divulgação: Angelo Gabriel Castilho e Luana Isidorio