observatorio



NAVEGUE

Histórico


O ODH foi criado em 29 de novembro de 2018 (Resolução GR-046/2018). Os debates sobre a institucionalização de um espaço para zelar pelos direitos humanos na Unicamp tem origem nos debates e ações em torno do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, coordenado por uma parceria entre os ministérios da Educação e da Justiça, em 2016.  A partir de 2019, o ODH passou a integrar a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (Resolução GR-016/2019), como uma de suas comissões assessoras.

Ao longo de sua breve trajetória, tem atuado sobretudo na comunicação e sensibilização da comunidade para a pauta de direitos humanos, no apoio e divulgação projetos e campanhas de incentivo à pauta de direitos humanos. Em 2020, no contexto da prolongada quarentena devido à pandemia do novo coronavírus, o ODH também atuou junto ao Voluntariado no apoio a distintas ações e parcerias voltadas ao enfrentamento de dificuldades decorrentes da pandemia.

O ODH também atuou na discussão e na elaboração de uma proposta para o estabelecimento de um código de ética ou conduta a ser observado permanentemente por cada membro da comunidade da Unicamp permitiu o aprofundamento a respeito de diretrizes orientadoras da política de direitos humanos na universidade, ou seja, na prática, um código de direitos humanos na Unicamp.