Toda ciência produzida deve estar comprometida com a dignidade e a sustentabilidade da vida: esse é o mote do III PRADH – Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog, cujas inscrições foram prorrogadas até 12/02/2023.

O prêmio contempla pesquisas acadêmicas realizadas em instituições públicas de ensino e pesquisa sediadas no Estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento que contribuem para a proteção e a defesa do direito à vida, para a dignidade humana e a justiça social e que sejam exemplo de defesa da liberdade e responsabilidade da ciência na melhoria da humanidade.

Serão concedidos prêmios a pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, encerradas e aprovadas em 2022, nas seguintes categorias:

• Ciências exatas, engenharia e tecnologia;
  • Ciências biológicas e da saúde;
  • Ciências humanas, sociais e econômicas;
  • Artes, comunicação e linguagem;
  • Educação.

A professora Josianne Cerasoli, Presidente da Comissão Organizadora do PRADH e Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp, em reportagem para a Rádio Unicamp, comenta: “Se compreendemos direitos humanos em seu sentido mais atual e profundo, entendemos que ele vai além das garantias individuais, ao tomar a existência humana como inseparável de todas as demais existências do planeta.”

A professora, ainda, explica a importância de um prêmio que reconheça essa relação fundamental entre ciência e direitos humanos:

“Essa parceria entre a Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog, organização de decisiva atuação na defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão, não espera menos que uma ciência de impacto social, ou seja, uma ciência que promova, efetivamente, a dignidade da vida em todas as suas formas de existência, e alimente a justiça social, que seja exemplo na defesa da liberdade e da responsabilidade da ciência na melhoria da humanidade. Afinal, o contrário de ‘parcialidade’ em ciência não é ‘neutralidade’, mas integridade e respeito. É essa pesquisa engajada que queremos premiar e fortalecer.”

Para realizar as inscrições, acesse o formulário de inscrição, que ficará disponível até 12/02/2023.

Inscreva-se e divulgue!