Seminário

RETOMADAS é título de um dos núcleos da exposição Histórias Brasileiras, organizada pelo MASP,  aberta de 26/08 a 31/10/2022. Com Curadoria de Sandra Benites e Clarissa Diniz, o núcleo reúne documentos e obras que refletem acerca deste processo que toma a luta pelo direito à terra como sua coluna vertebral e se estende às línguas, corpos, imagens, representações e representatividades.

Como denota sua própria trajetória no âmbito do MASP – posto que este núcleo foi cancelado e posteriormente retomado –, diante da necropolítica e da violência institucional, é incontestável que as retomadas são esforços de reflorestamento do “imaginário brasileiro”, semeando-o com outras existências e histórias.

RETOMADAS, O DEBATE é uma ação organizada pelas curadoras e parceiros (André Vilaron, Edgar Kanako Xakriabá, Acervo João Zinclar e Coletivo de Arquivo e Memória do MST),  para documentar e ampliar discussões sobre o direito à terra, à memória e à arte. O projeto visa amplificá-las em forma de uma publicação e de diversas ações públicas organizadas de forma colaborativa.

O Seminário em parceria com a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp objetiva integrar as ações deste debate, especialmente focado nas interações entre arte, memória e direitos humanos.

Participantes do seminário

Mediação

Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho

Do Núcleo Retomadas

Clarissa Diniz (Recife, 1985. Reside no Rio de Janeiro) é curadora e crítica de arte. É mestre em história da arte pelo PPGArtes/UERJ e, atualmente, é doutoranda em antropologia pelo PPGSA/UFRJ. Foi editora da revista Tatuí e publicou inúmeros catálogos e livros, a exemplo de Crachá – aspectos da legitimação artística (Ed. Massangana, 2008). Curou diversas exposições e, entre 2013 e 2018, atuou no Museu de Arte do Rio – MAR, onde organizou mostras como Pernambuco Experimental (2013) e Dja Guata Porã: Rio de Janeiro indígena (2017). É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Sandra Benites Guarani Nhandewa – Professora de ensino fundamental e médio. Licenciada em história e filosofia. Mestra em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ.Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. Atuou como  curadora da exposição Dja Guata Porã, no museu de Arte do Rio-Mar. Fui curadora adjunta de Artes Brasileira no Masp, curadora do núcleo Retomada na exposição de história brasileira no Masp.

Do Coletivo de Arquivo e Memória do MST

O coletivo foi formado em 2014 com o objetivo de centralizar a tarefa de gestão e preservação dos documentos do Movimento, mas não só: também refletir e massificar o debate sobre patrimônio cultural, a importância da memória para os movimentos sociais através de formação e articulação com outros acervos da classe trabalhadora.

Lucimeire Barreto Rocha, natural de Jauru-MT residindo em São Paulo a 5 anos. Filha de assentados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST em 1997. Militante do MST desde 2009, contribuiu no setor da juventude, coordenou o Centro de Formação e Capacitação Olga Benário Prestes em Várzea Grande – MT, hoje faz parte do Coletivo de Arquivo e Memória Nacional do MST em São Paulo – SP. Formada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), iniciado em 2013 e finalizado em 2017. Mestranda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) iniciada em 2020.

Do Acervo João Zinclar

O arquivo de imagens, resultante do trabalho do fotógrafo Zinclar, entre 1994 e 2013, foi reconhecido publicamente por seus parceiros como um instrumento de comunicação visual dedicado exclusivamente para questões e objetivos dos movimentos sociais em suas lutas anticapitalistas e de enfrentamento às práticas colonizadoras. Após seu falecimento, em 19 de janeiro de 2013, este arquivo se converteu no Acervo João Zinclar, uma organização sem fins lucrativos coordenado por Sônia Fardin, historiadora, e Victória Ferraro Lima Silva, filha do fotógrafo.

Sônia Fardin – Historiadora e curadora de acervos visuais. Mestre em História (IFCH-UNICAMP – 2001) e doutora em Artes Visuais (IA-UNICAMP – 2016). Mora em Campinas. Foi coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Campinas (1995-2002), diretora do Departamento de Memória, Patrimônio e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas (2002-2004), colaboradora do Acervo Thomaz Perina (2007-2010) e curadora do acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som de Campinas (2013 – 2017). É pesquisadora do Acervo João Zinclar e colaboradora da Casa de Cultura Tainã, da Rede de Memória e Museologia Social de São Paulo, do Coletivo Socializando Saberes e do Centro Cultural Esperança Vermelha.

O evento ocorre no dia 07/10/2022, às 14h, no Auditório Raízes, localizado à Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 – CB 54, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, e será transmitido ao vivo no Canal da Diretoria Executiva de Direitos Humanos no Youtube.

Para participar, é necessário realizar a inscrição no link: bit.ly/retomadas0710