Nota da Diretoria Executiva de Direitos Humanos sobre operação policial em Jacarezinho.

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Universidade Estadual de Campinas repudia a ação policial violenta e descabida, ocorrida em 06/05/2021 na comunidade do Jacarezinho, R.J., que provocou a morte de dezenas de pessoas e ocasionou inúmeros ferimentos à bala e trauma na comunidade. Solidariza-se com os familiares das vítimas e vê com assombro as declarações de autoridades estaduais e do governo federal quando afirmaram que esses cidadãos eram bandidos infiltrados na comunidade do Jacarezinho. Tais declarações, dadas de forma precipitada, com investigações em curso, lançam brasileiras e brasileiros em uma vala de insegurança jurídica típica dos regimes de exceção.

Entendemos que essa política de segurança é ineficaz e resultou na morte de cidadãos brasileiros, incluindo um agente público. As declarações das autoridades governamentais agravam esse quadro, que configura um ataque frontal aos Direitos Humanos defendidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é, respectivamente, signatário e membro desde 1947. Nesse sentido, espera dos poderes públicos esclarecimentos sobre o ocorrido, transparência nas investigações e responsabilização dos culpados.

A reitoria da Universidade Estadual de Campinas também se posicionou a respeito desse episódio. Veja o link a seguir: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/05/08/nota-da-unicamp-sobre-operacao-policial-em-jacarezinho