Nos últimos anos, a Unicamp tem passado por muitas mudanças, há desafios que permanecem e se complexificam e respostas inovadoras construídas pela comunidade acadêmica e em âmbito institucional. Convidamos toda comunidade da Unicamp a contribuir com duas iniciativas diferentes e complementares que visam a conhecer essa realidade e produzir ações de apoio à boa convivência, à permanência estudantil e à equidade, diversidade e inclusão:

1️⃣ uma pesquisa sobre desafios à boa convivência e à permanência na Unicamp, direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação – acesse em bit.ly/bemconviver

2️⃣ um mapeamento sobre boas práticas na promoção de Direitos Humanos, direcionada a toda a comunidade acadêmica – acesse em bit.ly/mapeaodh.

Ambas as iniciativas são de responsabilidade da Pq. Dra. Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e realizadas em parceria com a Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade e o Observatório de Direitos Humanos da Diretoria Executiva de Direitos Humanos/DeDH.

Sobre o Mapeamento de boas práticas em Direitos Humanos na Unicamp (para toda a comunidade acadêmica)

Este é um formulário dirigido a docentes, pesquisadoras(es), técnico administrativos e estudantes da Unicamp.Seu objetivo é identificar as boas práticas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, aprofundando o conhecimento sobre políticas e ações relacionadas à promoção dos direitos humanos e da equidade, inclusão e diversidade no âmbito da Unicamp.

O material resultante deste mapeamento será utilizado, no âmbito da DeDH, para identificar ações e interlocutora(e)s e produzir mais e melhores trocas e divulgação de ações visando a promoção dos direitos humanos e da equidade, inclusão e diversidade na Unicamp.

O formulário é anônimo, dados de respondentes não serão coletados. Você pode escolher o que quer compartilhar conosco ou se permite divulgação do nome de disciplinas, projetos, ações, coletivos ou organizações.

O mapeamento é coordenado pela Pq. Dra. Regina Facchini (Pagu/Unicamp e Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos – DeDH – da Unicamp) em parceria com o Observatório de Direitos Humanos – ODH/DeDH/Unicamp.

Para acessar o formulário clique aqui.

Sobre a pesquisa Bem(con)viver (para estudantes de graduação e de pós-graduação)

A pesquisa Bem(con)viver tem por objetivo identificar desafios relacionados à convivência e à permanência estudantil. Para tanto, focaliza: a qualidade das relações entre estudantes e entre estes e pessoas que trabalham na Universidade; as dificuldades para a permanência estudantil; o conhecimento e a avaliação de serviços e recursos de apoio em situações de discriminação ou agressão; as dificuldades para buscar apoio; as percepções sobre saúde e sobre desempenho acadêmico; propostas para o enfrentamento de desafios ao pleno desenvolvimento de potenciais e à permanência estudantil; e mudanças dessas condições ao longo do afastamento social motivado pela Covid-19.

Essas informações devem subsidiar a elaboração e aprimoramento de ações visando a permanência estudantil e a boa convivência na Universidade e o enfrentamento às formas de convivência negativas.

Trata-se de um questionário online totalmente anônimo com perguntas fechadas e algumas questões abertas, cujo preenchimento pode variar de 15 minutos a uma hora, dependendo do quanto você tem a dizer sobre os importantes temas abordados.

O preenchimento do questionário pode ser interrompido e retomado quantas vezes você quiser, sem perder o que já estiver feito.

Não há resposta certa ou errada para nenhuma pergunta.

O importante é que você responda sempre com sinceridade.

Nenhuma informação sobre sua identidade será colhida.

Antes de temas mais sensíveis há avisos, de modo que você pode pular questões antes mesmo de ler seus enunciados.

Essa pesquisa é conduzida por equipe interdisciplinar sob responsabilidade da Pq Dra. Regina Facchini (regfac@unicamp.br), aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS) da Unicamp e apoiada com recursos do EDITAL 03/2020 – COMVEST/PRG/PRP – Pesquisas sobre Ingresso, Desenvolvimento e Permanência na Graduação e do CNPq e do SAE/Unicamp, via bolsa de Produtividade em Pesquisa da pesquisadora responsável e de bolsistas do projeto.

Acesse o questionário clicando no link https://survey123.arcgis.com/share/d320679b4e764c758b8f5052fedc0708, em seguida, clique no quadradinho azul na tela inicial do Arqgis e insira seu login e senha da Unicamp. Não se preocupe: esses dados são apenas para controle do acesso ao questionário, mas não são armazenados no banco de dados.

No dia 28/09, foi realizado um evento on line de lançamento da pesquisa, no qual foram abordadas as questões que originaram essas iniciativas, seus propósitos e características.

Confira:

Perguntas podem ser enviadas para o e-mail: mapeaodh@unicamp.br