Inscrições Prorrogadas: PRADH

Edital vai premiar pesquisas comprometidas com o respeito à dignidade humana

Instituto Vladimir Herzog e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) prorrogaram o prazo de inscrições de pesquisas para a 2ª edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH).

A premiação foi criada em 2020 para reforçar o compromisso da universidade com a defesa dos direitos humanos no Brasil, incentivando a criação e a difusão de conhecimentos que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência.

Podem concorrer ao prêmio pesquisas de graduação (iniciação científica ou monografia de conclusão de curso), mestrado e doutorado stricto  sensu, encerradas e aprovadas de 01/01/2021 a 31/12/2021. Estão alinhadas com o PRADH  pesquisas que sejam compatíveis com:

• o respeito à dignidade da vida em todas as suas manifestações, ampliando os direitos da comunidade do planeta de ser, existir e cumprir sua função nos processos em constante renovação da vida;
  • o combate à desigualdade, à pobreza e à fome, em todas as suas formas e dimensões, para garantir a todos os seres humanos a realização de seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável;
  • a promoção de meios renovados de desenvolvimento tecnológico, econômico e produtivo que eliminem a exploração humana e priorizem a possibilidade de uma vida de plena realização pessoal e coletiva, em harmonia entre todos os entes vivos;
  • a proteção ao planeta diante do risco de degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção necessária sustentáveis, uso racional e partilhado por todos que precisam dos seus recursos naturais e do comprometimento com a vida plena das gerações presentes e futuras;
  • o estímulo ao espírito e às práticas de solidariedade local e global, concentrada nas necessidades dos mais vulneráveis e pautada pela responsabilidade compartilhada;
  • o fortalecimento da cultura do respeito, do diálogo e da paz, estimulando sociedades justas e inclusivas, livres da intolerância e da violência.

A primeira edição do prêmio recebeu inscrições de pesquisadoras e pesquisadores das universidades públicas do Estado de São Paulo (Unicamp, USP e Unesp). Esta 2ª edição vai acolher candidaturas de todas as instituições públicas de ensino e pesquisa sediadas no Estado de São Paulo (municipais, estaduais e federais). As inscrições ficarão abertas até o dia 13 de fevereiro de 2022.

Confira as categorias desta edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH):

• Ciências exatas, engenharia e tecnologia;
  • Ciências biológicas e da saúde;
  • Ciências humanas, sociais e econômicas;
  • Artes, comunicação e linguagem;
  • Educação.

A premiação será no dia 21 de maio de 2022, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Ouça mais sobre o Prêmio no podcast do Repórter Unicamp. Disponível no site da RTV ou no Spotify.

2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos

Período de inscrição prorrogado: de 16 de dezembro de 2021 a 13 de fevereiro de 2022