Na manhã de ontem (02/05/2022) aconteceu a oficina “Permanência Indígena na Universidade”, no Auditório Raízes, na Diretoria Executiva de Direitos Humanos. O objetivo da oficina é organizar as demandas de planejamento da CAIAPI (Comissão Assessora a inclusão e participação dos povos indígenas) diante do aumento do acesso indígena por meio do vestibular indígena. Prevê-se que em 2023 sejam mais de 500 alunos indígenas na UNICAMP.

Como a universidade está se preparando para isso?

Na oficina, foi utilizada a metodologia de grupos de trabalho, escuta e participação, com a construção de tarjetas sobre os recursos disponíveis e o que é esperado para a política se inclusão étnico racial indígena na UNICAMP. Participaram acadêmicos indígenas, membros da CAIAPI e também representantes do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Comissão Permanente de Vestibulares (COMVEST) e Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH).

A atividade faz parte do processo de planejamento estratégico da CAIAPAI sobre a política de acesso e permanência indígena para o presente e futuro.