Comitiva da Unicamp conhece iniciativa de cooperativismo em Araraquara

(por PROEC, publicado em 11/07/2022)

Após uma visita à Unicamp, realizada em maio deste ano, da vereadora Thainara Faria (PT), da Câmara Municipal de Araraquara, que teve como tema o intercâmbio entre a Universidade e poder público municipal, a reitoria no intuito de que a Unicamp promova e aplique programas de inclusão, formação e inovação tecnológica em municípios organizou uma caravana de professores e técnicos que foi até Araraquara para estudar parcerias em programas voltados para a capacitação e o estímulo à economia coletiva solidária.

Assista à reportagem sobre a visita:

Na última segunda-feira dia 4, uma comitiva composta por docentes da Unicamp, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Fernando Coelho mais as Profas. Adriana Nunes, Susana Durão, Sílvia Santiago, o Prof. Sávio Cavalcante, partiu rumo à cidade de Araraquara para uma vista técnica às cooperativas: Acácia e Panelas Unidas – finalizando a visita num encontro na Prefeitura com o vice-prefeito Damiano Barbiero Neto e outras lideranças

A coordenadora municipal executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária Camila Capacle Paiva, a presidente Helena Francisco, da Acácia, e a vereadora Thainara Faria (PT) explicaram em detalhes a formação da cooperativa de catadores, o processo de contratação e os trâmites legais, e as perspectivas de o projeto avançar com a tecnologia. Logo após a visita percorreu as dependências e o trabalho da “Panelas Unidas”, e na sequência foi servido um almoço, o mesmo que é servido todos dos dias pelas cooperadas.

Acácia – Criada em 2001, a Acácia levou dignidade às famílias que sobreviviam da coleta do lixo e contribui para a preservação do meio ambiente.

A Cooperativa Acácia possui cerca de 180 cooperados ao todo, sendo 80% de mulheres arrimo de família. São coletadas 500 toneladas de materiais recicláveis por mês, em média. A coleta seletiva abrange 95% de Araraquara desde 2018.

O trabalho realizado pela Acácia contribui para a preservação do meio ambiente, já que são reaproveitados materiais que levariam até 500 anos para se decompor, como latas de alumínio e plásticos.

Panelas Unidas – Cooperativa Panelas Unidas, incubada pela prefeitura. Atua no Restaurante Popular onde desenvolve na Cozinha Solidária as suas atividades na área de alimentação. A Panelas Unidas reúne 17 mulheres e é uma das cooperativas criadas com incentivo da Prefeitura, por meio do projeto Cooperativismo como Porta para o Futuro.

Uma Alternativa para a geração de emprego e renda, a cooperativa de mulheres “Panelas Unidas” oferece refeição de baixo custo e tem feito sucesso em Araraquara (SP). oferece cardápio variado e com acompanhamento nutricional Entre marmitas e refeições presenciais, elas servem 250 pessoas por dia.

Na Prefeitura – No período da tarde, a comitiva da Unicamp se reuniu no Paço Municipal com o vice-prefeito Damiano Neto, a secretária de Gestão e Finanças Juliana Agatte, o chefe de Gabinete Allan Silva e líderes de cooperativas, com perfil social, apoiadas pela Prefeitura.

O vice-prefeito, falou do apoio da prefeitura às cooperativas e também aos pequenos produtores rurais. “A cooperativa depende da união de todos e não há relação de empregador e empregado. Nossa missão é fornecer apoio jurídico e orientações de contabilidade e fortalecer as parcerias com as universidades. Para o campo, implantamos um programa municipal para garantir a compra da produção de hortifrútis dos pequenos produtores rurais”, comentou Damiano.

Em sua fala o Prof. Fernando Coelho agradeceu toda a recepção do dia e destacou que o objetivo de estarem ali era exatamente buscar maneiras de estreitar relações, “começou a passar em minha cabeça, que temos centenas de coisas que podem servir, por exemplo a escola de governo, temos na Unicamp o Núcleo de Políticas Públicas, tem a questão dos direitos humanos, temos diversas atividades que possibilitam aumentar diversidade..etc.”, comentou o pró-reitor.

Coelho ainda comentou de um ponto importante de interação, que é a economia solidária, onde na sua concepção haverá grandes trocas com o município. “A ideia aqui é sair com uma proposta de acordo de cooperação, onde se possa identificar uma séria de programas e projetos para que possamos desenvolver juntos”, afirmou

Como resultado desse encontro, serão feitos contatos entre as partes para viabilizar a formalização de um convênio de cooperação para ações futuras.

Participaram também do encontro os líderes de cooperados Rômulo Alves de Souza (Morada Express), Marcela Novaes (Cooperativa Vitória), Edgar Gomes Martins (Sol Nascente) e Cátia Anelo (Comapa).

Acesse: Cooperativa Acácia

Panelas Unidas