A Cátedra Sérgio Vieira de Melo e a Diretoria Executiva de Direitos Humanos elaboraram o Manifesto sobre a atual situação do Afeganistão, no qual destacam a urgente necessidade de mobilização das instituições de ensino superior para o acolhimento de membros da comunidade acadêmica afegã.

“As imagens da cidade de Kabul nas últimas semanas deixaram evidente o que há anos se anunciava: estamos em meio a uma nova etapa do que já convencionou chamar de “crise de refugiados”, ora com o epicentro no Afeganistão. Se é verdade que cabe aos Estados nacionais e às organizações multilaterais internacionais respostas políticas e humanitárias imediatas a crises dessa natureza, o refúgio contemporâneo exige iniciativas que estão para além dos Estados em âmbito nacional e supranacional e interpela a sociedade como um todo: o acolhimento e a proteção dos refugiados é também responsabilidade de diferentes esferas regionais e locais de exercício do poder e, sobretudo, da sociedade civil – organizações não governamentais, igrejas, associações, instituições de ensino em geral e universidades em particular.

[…]

É urgente a mobilização de instituições de ensino superior com o propósito de acolher membros da  comunidade acadêmica afegã, particularmente as mulheres. Esse acolhimento deve ser percebido também como mais um mecanismo de construção de redes internacionais tão cruciais para a própria vida universitária. Nossa mobilização no âmbito da Unicamp visa possibilitar que tais indivíduos escapem do caos que se
instaurou no país de origem e, por meio da concessão de bolsas de permanência e acolhimento da comunidade, possam ser integrados em nossas atividades acadêmicas pelo período de um ano. As/os colegas que venhamos a receber, sejam professoras/es, alunas/os e funcionárias/os, têm a expectativa de seguir com suas atividades com segurança para, assim que possível, retornarem ao seu país e se engajarem, mais uma vez, nas tarefas de reconstrução.”

Confira aqui o Manifesto na íntegra!

Você já assinou o abaixo-assinado pela criação imediata de corredores humanitários para refugiados do Afeganistão?

O documento pede a retirada segura de refugiados afegãos de todas as cidades dominadas pelo grupo fundamentalista Talibã e também apoia a criação imediata de corredores humanitários internacionais para resgatar mulheres afegãs e seus filhos, bem como crianças de orfanatos em todas as cidades subjugadas pelo atual governo.

Esse artifício é lançado como um apelo à comunidade internacional, às instituições europeias e ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty – para que a questão seja tratada com urgência e prioridade.