Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Seminário Internacional “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”

A Rede de Cooperação UNESCO/UNITWIN para Integração na América Latina (Cátedra Unesco Memorial), sediada no Memorial da América Latina, promove o Seminário Internacional “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”, no próximo dia 14 de fevereiro, às 14h, com transmissão pelo Zoom e pelo Youtube.

O Seminário Internacional traz resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Edital de Bolsas de Pesquisa, promovido pelo Memorial da América Latina, em 2021. A programação convida à uma reflexão do tema refúgio contemporâneo partindo de uma perspectiva plural, pautada primordialmente em trajetórias de vida e em suas representações pelo registro de vozes e imagens extrapolando, portanto, uma dimensão quantitativa e desprovida de individualidades.

O evento será composto por duas  mesas com a apresentação das pesquisas dos bolsistas do CBEAL, além de uma conferência com um convidado internacional especialista em refúgio.

A abertura será conduzida pela diretora do CBEAL, Profª Dra. Luciana Latarini Ginezi, acompanhada pela professora Catedrática orientadora das pesquisas, Profª Dra. Ana Carolina Maciel e pelo Presidente da Fundação Memorial da América Latina, Jorge Damião de Almeida.

Na sequência, a pesquisadora portuguesa, autora de diversos artigos sobre o tema de refugiados,  Profª Dra. Maria Cristina Santinho, fará uma conferência de abertura com o tema “15 anos de investigação com refugiados. O que aprendemos com o terreno, a partir da experiência portuguesa?”, e dará prosseguimento às mesas do seminário em que os bolsistas apresentarão os resultados de suas respectivas pesquisas.

Com mediação da Profª Isadora Lins, da UNICAMP, a antropóloga e doutoranda Natália Neme Carvalhosa conduzirá uma palestra sobre “SHAJA’A: Deslocados da Guerra Síria e Comida em São Paulo”.

Na sequência, a professora, jornalista e doutoranda Carolina Moura Klautau abordará o tema “Contar, ouvir e integrar: a narrativa de si de mulheres refugiadas como possibilidade de integração sócio-cultural”.

Para encerrar a primeira Mesa, o psicólogo e doutorando Caobe Rodrigues apresenta “Miradas Profundas: Mobilidade, Identidade e Diferença entre Venezuelanos ‘LGBTI’ em Boa Vista, Roraima”.

A Mesa 2 contará com mediação do Prof. Dr. Omar Thomaz, também da UNICAMP. A fotógrafa, realizadora audiovisual, pesquisadora e doutoranda Débora Klempous abre os trabalhos com a palestra: “Cartografia dos afetos: a fotografia nos processos de reterritorialização”.

Em seguida, o cineasta e doutorando Marcos Yoshi aborda o tema: “Memória e Fabulação de refugiados venezuelanos na pesquisa artística em cinema”.

A Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação Unitwin entre as universidades paulistas públicas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/jA87ehJQdWia6zoC6. Haverá emissão de certificados para participantes.

Sobre os mediadores e palestrantes:

Luciana Latarini Ginezi
Doutora e Mestre em Letras (USP). Pesquisadora dos Estudos da Tradução, com ênfase em Formação de Tradutores e Intérpretes, Interpretação Comunitária, Linguísticas de Corpus e Terminologia. É diretora do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CBEAL), do Memorial da América Latina.

Ana Carolina de M. D. Maciel
Presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – importante instituição na temática do refúgio – ACNUR/UNICAMP. É Internacional Fellow no Institut Convergences Migrations (IC Migrations), em Paris. Realizou pós-doutorado no Museu Paulista da USP, onde desenvolveu a pesquisa “Histórias de vida e o registro audiovisual” no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Maria Cristina Santinho
Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cursou o programa de Mestrado em Antropologia da Escuela Nacional de Antropologia e História da Cidade do México. Concluiu o Doutoramento em Antropologia Médica no ISCTE-IUL (2007), tendo sido a primeira tese sobre refugiados, em Portugal. É investigadora integrada no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, ISCTE-IUL – Portugal)”.

Isadora Lins
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado vinculado ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp. Docente do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Dedica-se às articulações entre refúgio, gênero e sexualidade, buscando compreender a produção de categorias e sujeitos nas interfaces entre Estado, violência e direitos. Compõe a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp e é vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu – Unicamp.

Natália Neme Carvalhosa
Doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, realiza pesquisa com deslocados da guerra síria que trabalham com alimentação em São Paulo. Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021

Carolina Moura Klautau
Docente do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi-Morumbi. Doutoranda em Comunicação com foco em jornalismo e estudos de gênero e de refúgio pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.

Caobe Lucas Rodrigues de Sousa
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina, psicólogo e mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima. Atuou como pesquisador da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.

Omar Thomaz
Livre-docente pelo Departamento de Antropologia Social da Unicamp, Omar Thomaz é licenciado em História da Arte pela Universidat de Barcelona, bacharel em Arte Dramática – Estudio de Formación de Actores Nancy Tuñón e doutor Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia da guerra e do conflito e história social da África e do Caribe, tendo realizado pesquisa de campo no sul de Moçambique, em Uganda e no Haiti.

Débora Klempous
Fotógrafa, realizadora audiovisual, pesquisadora e doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. É autora do fotolivro Entre o Mar e o Mangue Resta o Rastro. Natural de Florianópolis, vive em São Paulo desde 2014. Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.

Marcos Yoshi
Graduado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, dedica-se à pesquisa do filme-ensaio e do documentário autobiográfico, e atualmente realiza doutorado no PPGMPA-USP. Realizou os curtas-metragens “Aurora” (2010), “Quando o Céu Desce ao Chão” (2012), “Aos Cuidados Dela” (2020), e o longa-metragem “Bem-vindos de Novo” (2021). Atuou como pesquisador da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA

14 de fevereiro, às 14h

Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Cátedra.
Profa. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel
, Catedrática Unesco Memorial, professora da UNICAMP e presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Jorge Damião, Presidente da Fundação Memorial da América Latina.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

15 anos de investigação com refugiados. O que aprendemos com o terreno, a partir da experiência portuguesa? | Profª Dra. Maria Cristina Santinho (Portugal)

MESA 1

Mediação
Profª Isadora Lins – UNICAMP

PALESTRAS

SHAJA’A: Deslocados da Guerra Síria e Comida em São Paulo | Natália Neme Carvalhosa, antropóloga, doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.

Contar, ouvir e integrar: a narrativa de si de mulheres refugiadas como possibilidade de integração sócio-cultural | Carolina Moura Klautau, professora, jornalista, doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.

“Miradas Profundas”: Mobilidade, Identidade e Diferença entre Venezuelanos “LGBTI” em Boa Vista, Roraima | Caobe Lucas Rodrigues de Sousa, psicólogo, doutorando e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.

MESA 2

Mediação | Prof. Dr. Omar Thomaz – UNICAMP

PALESTRAS

Cartografia dos afetos: a fotografia nos processos de reterritorialização | Débora Klempous, fotógrafa, realizadora audiovisual, pesquisadora e doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.

Memória e Fabulação de refugiados venezuelanos na pesquisa artística em cinema | Marcos Yoshi, cineasta e doutorando e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.

SERVIÇO:
Seminário Internacional da Cátedra Unesco Memorial 2021
Tema: Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI
14 de fevereiro, às 14h
YouTube: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Inscrições: https://forms.gle/jA87ehJQdWia6zoC6
Haverá emissão de certificados para inscritos

Disponível em: memorial.org.br

Ir para o topo