Seminário “Discutir ações afirmativas para quilombolas na Unicamp”

O Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-americanos (LaPPA) do Ceres-IFCH, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural e o Centro de Antropologia de Processos Educativos da FE e a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp promovem o seminário “Discutir ações afirmativas para quilombolas na Unicamp”, no dia 01 de setembro de 2022, às 9 horas, no Auditório Raizes da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800. Sala CB54 – Cidade Universitária. Barão Geraldo – Campinas – SP)

Depois de quase 25 anos de reconhecimento constitucional e 20 anos de políticas públicas diferenciadas, as comunidades e o movimento quilombola não são mais uma metáfora histórica, mas se constituem como sujeitos políticos ativos, um campo social complexo e diversificado, com repertórios e pautas próprias.

Um dos pontos mais importantes desta pauta, ao lado da regularização fundiária dos seus territórios tradicionais, é o da educação. Depois da conquista representada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola (2012), a demanda do movimento é ampliar as possibilidades de acesso ao ensino superior e à pós-graduação.

Este seminário pretende discutir essa questão: A demanda por inclusão dos quilombolas já foi contemplada pelas cotas sociais e raciais? Existem singularidades da população quilombola que justificariam cotas específicas? Como e quanto a universidade e o conhecimento acadêmico poderiam se beneficiar com o incremento do ingresso deste segmento?

Convidada/os:

• Givânia Maria da Silva
    Coordenação Nacional de Quilombolas – Conaq, Associação Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Negras e Negros – ABPN, OnG Terra de Direitos, Rede de Ativistas da Educação do Fundo Malala
  • Gessiane Nazário
    Doutora em educação/UFRJ, Professora da Rede Municipal em Armação dos Búzios, Integrante da Coordenação do Coletivo de Educação da CONAQ, do qual é membra fundadora
  • Shirley Pimentel de Souza
    Mestra em Educação/UFBA, Pedagoga no IFBA, campus Barreiras
  • Amilton Gonçalves Sá Barretto
    Educador na Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação do Pará – Copir/Seduc. Professor da Universidade Paulista – Unip
  • Tiago Rodrigues Santos
    Professor do Centro de Formação de Professores, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo UFRB

Realização: DeDH