Este é o segundo evento proposto pelo Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCamp) sobre inclusão e acessibilidade de sujeitos autistas no ensino superior. Diferentemente do primeiro encontro, que possuía uma abordagem mais genérica sobre quem são os adultos autistas, o presente encontro traz como protagonista a mulher autista.

Muitas meninas escondem seu autismo, algumas vezes evadindo-se do diagnóstico até a fase adulta. Esses esforços podem ajudar as mulheres do espectro autista nas áreas social e profissional, mas também podem causar sofrimento intenso.

Ainda que receber um diagnóstico formal geralmente auxilie as mulheres a se entenderem melhor e a obter maior apoio, algumas mulheres afirmam que isso vem com seus próprios ônus, como um rótulo que estigmatiza e expectativas mais baixas de realização. No entanto, todas as estratégias para transparecer uma pseudo-normalidade exigem um esforço considerável, o que quase sempre resulta em esgotamento mental, fisico e emocional.

Para debater essas e outras questões, convidamos a Dra. Ana Aguiar e a profª. Me. Gabriela Neuber, para dialogar sobre o tema: “Mulheres no Espectro Autista: desafios e perspectivas”.

A participação de professores, funcionários, alunos e familiares autistas e não-autistas é fundamental no processo de inclusão, são todas e todos muito bem-vindos no nosso encontro.

Este evento acontecerá via Google Meet (Hangouts). As inscrições podem ser feitas no link bit.ly/CAU_Mulheres. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

REALIZAÇÃO:

CAUCamp – Coletivo Autista da Unicamp @coletivoautistaunicamp

Liga de Psiquiatria e Saúde Mental Unicamp @ligapsiquiatriaunicamp

DEBATEDORAS:

Gabriela Neuber
 – Psicóloga, Mestra em Neurociência e Comportamento (UFPA), Especialização em Neuropsicologia, Especialização em Gestal-terapia. Autista, idealizadora do perfil @espectrando_consciente (Instagram e YouTube). Atua como psicóloga clínica há 17 ano. Foi encarregada do Serviço de Psicologia do Hospital Naval de Belém, onde serviu à Marinha do Brasil por 9 anos, período no qual compos a equipe interdisciplinar do Grupo de Avalição e Acompanhamento de Pacientes Especiais (GAAPE) e foi coordenadora técnica do Programa de Terapia Assistida por Animais, uma parceria entre Marinha e a Universidade Ruaral do Pará. Formação em Neurofeedback e Biofeedback. Formação em Brainspotting. Formação em Abordagem Integrada da Mente. Formação em Terapia Cognitiva Comportamental para infância e adolescência. Formação em Hipnoterapia Ericksoniana. Formação em Thought Field Therapy (TFT).

Ana Aguiar – Graduação em Medicina – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Conclusão – Dezembro 2007/ Diploma de dignidade acadêmica) Residência em clínica médica no Hospital Servidores do Estado do Rio de Janeiro (concluída em fevereiro 2010) Residência em Psiquiatria no IPUB/UFRJ (concluída em janeiro de 2012) Capacitaçāo em matriciamento com Professora Sandra Fortes- CF Cabo Edney (2013). Psiquiatra parecerista do Hospital Copa D’OR (2013) Psiquiatra no ambulatório da Policlinica Piquet Carneiro/UERJ (2013) – Equipe da Professora Sandra Fortes Matriciadora na CF Cabo Edney (2013) Psiquiatra no CAPS Fernando Diniz e Preceptora dos residentes de psiquiatria do Instituto Municipal Philipe Pinel no CAPS Fernando Diniz (2013 – 2016) AMIL/ UHG- Representante médica- Gestão em pessoas (2017) Perita médica psiquiátrica Federal (início em 2019) Rotina da psiquiátrica espaço Clif (2020) Atendimento em consultório particular (2012 – 2020) Experiência no âmbito particular e público com pacientes autistas adultos (Desde 2011). Idealizadora do perfil @dra_anaaguiar (Instagram).

MEDIAÇÃO:

Yumi Matsumoto

COORDENAÇÃO:

Guilherme de Almeida Prazeres (CAUCamp)

CERTIFICAÇÃO:

Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas