Denise Duncan Villalobos: Escrita e compartilhamento de experiências desde o eu-outro diaspórico

É com muita alegria que divulgamos que entre os dias 15 e 26 de agosto, o departamento de Artes cênicas da UNICAMP – através do projeto “Em busca do Teatro Latinoamericano” junto com o edital ProEC Nº 01/2019 Pesquisador e Artista residente – irá receber a artista Denise Duncan Villalobos.

Denise Duncan é uma mulher afro-costarriquenha, atriz, dramaturga, diretora teatral, roteirista e professora de escrita. Ela vem desenvolvendo ao longo dos anos pesquisas teórico-práticas a respeito da criação artístico teatral desde a negritude e a diversidade étnica. Como diretora e dramaturga já estreou mais de vinte peças na Espanha, Costa Rica e Estados Unidos, dentre elas Está linda la mar (prêmio ao Melhor Espetáculo da Mostra de Teatro de Barcelona 2012), Negrata de merda (2019) e El combat del segle (2020).

Duncan é formada em Direção e Dramaturgia pelo Institut del Teatre, Barcelona (2012), em Artes Dramáticas e Jornalismo pela Universidade da Costa Rica (2004), cursou também o mestrado em Estudos Teatrais e Audiovisuais pela Universidade da Coruña (2004). Foi ganhadora de prêmios como o Accésit para textos teatrais Marqués de Bradomin (2005), Prêmio Ciutat de Manacor de Teatre e Jaume Vidal Alcover (2018).

Tem sido autora do VII Laboratori de Escritura Teatral de la Fundación SGAE (2019), autora residente da Sala Beckett (Barcelona 2019-2020), membro fundadora de La Pulpe Teatro, grupo com o qual realizou uma residência no Teatre Tantarantana (El Cicló, 2019-2020), membro fundadora do Coletivo Tinta Negra e do Conselho Assessor da revista Acotacions (RESAD, 2020).

Em sua passagem pela Unicamp, a artista irá propor 3 ações: uma oficina de dramaturgia de 5 dias, 3 dias de leituras dramáticas públicas a partir dos textos criados em oficina e uma palestra de compartilhamento da experiência e de sua trajetória nas artes cênicas.

Serviço:

Oficina de dramaturgia

Destruamos a alteridade: Escrita desde o eu-outro diaspórico.

Inscrições no link: https://forms.gle/GW9LaTzPY1vdtt1a7

Data: 5 a 19 de agosto.

Horário: 16h às 18h30

Vagas: 15.

Local: Departamento de Artes Cênicas, Paviartes, Rua Pitágoras, 500. Unicamp.

Público alvo: Estudantes e professores de artes cênicas, artes do corpo, letras, escritores, dramaturgues e afins. Prioridade para pessoas autodeclaradas negras e indígenas.

Leituras públicas

Data: sábado 20 de agosto.

Data: Quinta-feira, 25 de agosto.

Vagas: 50 cada dia.

Local: Casa de Cultura Aquarela,  R. Antônio Carlos Neves, 338 – Chácaras Campos Elíseos, Campinas.

Público alvo: geral.

Palestra e leitura pública

Data: sexta-feira, 26 de agosto.

Vagas: 50.

Local: Casa do Lago,  Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas. Unicamp.

Público alvo: geral

Imagens com texto alternativo

Arte gráfica de divulgação do evento intitulado “Denise Duncan Villalobos: escrita e compartilhamento de experiências desde o eu outro diasporico”. A imagem contém uma sobreposição da foto de Denise em uma arte gráfica que, por sua vez, se expressa em um fundo onde as cores verde, amarelo claro e amarelo escuro se diluem entre si, de cima para baixo. Além disso, do lado direito da arte, vemos um arco-íris de cinco cores da esquerda para a direita: azul, vermelho, verde, amarelo e rosa. Existe também um desenho – símbolo deste projeto – que se expressa em traços feitos por crianças, se referindo a uma mulher de turbante com as cores do arco-íris comentado anteriormente. No cartaz, em cima, se vê os símbolos dos organizadores do evento: logo da Pró Reitoria de extensão e cultura, da UNICAMP, do Santander universidades e da Dcult (diretoria de cultura) – respectivamente. Ao lado – e ainda em cima – se lê “apoio”, se referindo ao símbolo do SAE – Serviço de apoio ao estudante. Abaixo dos símbolos, se lê a frase “Encontros Em busca do Teatro Latinoamericano apresenta:”, que dá destaque para o título do evento Denise Duncan Villalobos: escrita e compartilhamento de experiências desde o eu outro diasporico”. O destaque da postagem está na foto de Denise, centralizada no meio da arte gráfica. Denise aparece em uma foto “selfie” e é, de acordo com suas próprias palavras, uma mulher negra de turbante amarelo com flores azuis,  que olha para a câmera e sorri com os lábios fechados. Ela veste blusa preta e usa um brinco amarelo. Atrás dela se vê uma estante, cadeiras e um sofá verde.