PRÉ-Encontro Nacional de Projetos de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiades

Conversas Preparatórias ao I Encontro Nacional da REUNIR

 23/09/2021 - 19:00

Nos dias 16 e 23 de setembro acontecem conversas preparatórias ao I Encontro Nacional da REDE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM IMIGRANTES E REFUGIADOS (REUNIR).

Inspirados em Paulo Freire e nas novas epistemopolíticas para a transformação social, os eventos são dedicados a refletir e elaborar propostas para a extensão universitária a partir de demandas dos/as trabalhadores/as migrantes e suas famílias, chamando atenção para a crise social amplificada pela crise pandêmica.

Estarão em evidência questões concretas da condição migrante e a necessidade de articular os movimentos sociais e a universidade para se conectarem com as pautas dos movimentos migrantes, tais como: a regularização migratória e o apoio jurídico aos trabalhadores/as imigrantes, principalmente no mercado informal; as políticas e projetos interculturais; as políticas afirmativas para migrantes nas universidades; os trabalhos sócio-educativos com crianças e as juventudes migrantes; as redes de mulheres e LGBQIA+; o acesso à saúde e cuidados com a saúde mental; as campanhas de enfrentamento ao racismo e xenofobia; o combate à criminalização da migração; a luta pela moradia; dentre outros desafios que tangenciam a realidade migratória global.

A experiência do projeto de extensão na Unicamp será debatida em torno dessas questões concretas em diálogo com as associações de imigrantes, acadêmicos e movimentos sociais.

PROGRAMAÇÃO
  • Ação cultural e transformação social: repensando a extensão e o papel das universidades

16 de SETEMBRO de 2021 (quinta-feira) – 20h

Abertura e mediação: Karina Quintanilha (doutoranda IFCH-Unicamp, coordenadora do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas “Formação de Rede Sociotécnica com Imigrantes e Refugiados”)

Com: Vensam Iala (Associação das comunidades da Guiné Bissau; projeto Ujamaa); Yolanda Palacios (Associação de Mulheres Imigrantes Luz y Vida – AMILV); Fedo Bacourt (União Social dos Imigrantes Hatiainos – USIH); Juan Cusicanki (Coletivo Cultural Kasinha Bay4s); Hortense Mbuyi (Conselheira Municipal de Imigrantes da cidade de São Paulo; Espaço Wema); Choisy Francilome (Associação dos Haitianos de Campinas e Região para Desenvolvimento – AHCRD).

Participação:
Prof. Ricardo Antunes (IFCH-Unicamp)
Prof. Omar Ribeiro (IFCH-Unicamp)

Para acessar o LINK do ZOOM e senha entre no site https://www.fontieforum.org/pre-encontro-reunir/

• Saúde mental e gênero: Redes de atendimento intercultural em Campinas e São Paulo

23 de SETEMBRO de 2021 (quinta-feira) -19h

Mediação: Julia Scavitti (pesquisadora e ativista / @FronteirasCruzadas / UASLP-México)
Com:
Miriam Guarachi (AMILV / @FronteirasCruzadas);
Hiordana Bustamante (Unifesp);
Ana Elisa Bersani (UNICAMP/ Rede de Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados);
Alexandre Branco (UFSCAR/ Rede de Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados / CDHIC);
Andressa Castelli (Rede de Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados / Veredas / CDHIC).

Para participar, acesse o LINK do ZOOM e senha no site https://www.fontieforum.org/pre-encontro-reunir/