Cine Abril Indígena/ Mostra ÃGA MUTURYWARA

 13/04/2022 - 19:00  a 27/04/2022 - 19:00

Apresentamos o Cine Abril Indígena / Mostra ÃGA MUTURYWARA que acontecerá nas quartas-feiras de abril (13, 20 e 27) às 19h no Espaço Cultural Casa do Lago.

O evento é um convite para estarmos juntes novamente, curtindo um respiro de Arte e conversando. Os filmes a serem exibidos na Mostra tem participação na direção, produção, elenco e roteiro de estudantes indígenas do curso de Artes Cênicas da Unicamp: Cauã Borari, Lilly Baniwa e Helen Lelis. Além da exibição dos filmes, haverá roda de conversa com os realizadores e convidades.

O nome da Mostra ÃGA MUTURYWARA é uma junção de duas palavras tupis ãga que significa alma, vida, sopro respiração e muturiwara que significa “que faz cintilante, resplandecente; ambas juntas significam “Que resplandece a alma” ou “Alma que resplandece”.

Cena do curta “Whaa nós entre ela e eu”, com Lilly Baniwa, estudante indígena do curso de Artes Cênicas do IA/Unicamp

O Cine Abril Indígena é uma iniciativa organizada por Verônica Fabrini, docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes, e por Cauã Borari, estudante indígena do curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp. O evento conta com o apoio da PROEC, DCult, Espaço Cultural Casa do Lago, da CAIAPI (Comissão Assessora para Inclusão e Participação dos Povos Indígenas), Observatório de Direitos Humanos (ODH) e a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp.

O mês de Abril foi escolhido por já ser um mês no qual a presença indígena é especialmente lembrada – não por ser “uma data oficial” mas por ter sido num dia 19 de abril, no ano de 1940, que diversos povos indígenas de Abya Yala (nome antigo desse continente) se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Nossa ideia é entrar em conexão, pela via das histórias e das imagens como força e como cura, com os povos que estiveram nesse primeiro congresso e com todas as lutas que se seguiram.

A programação completa pode ser conferida em bit.ly/cinea_indigena

?ANOTE NA AGENDA

Cine Abril Indígena/ Mostra ÃGA MUTURYWARA

Quando? 13, 20 e 27 de abril (quartas-feiras) às 19h

Onde? Espaço Cultural Casa do Lago

A Casa do Lago fica na Av. Érico Veríssimo, 1011, no campus da Unicamp.

Atenção!

· Por se tratar de um evento fechado dentro do campus, o uso de máscara de proteção é obrigatório.

· Em respeito às diretrizes de saúde, o evento contará com meia lotação do espaço.