Adultos no Espectro Autista e a Universidade: Inclusão no Ensino Superior

O Coletivo Autista da Unicamp (CAUCamp) em parceria com o Coletivo Autista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAUFRJ), realiza, dia 7 de outubro, a partir das 19h, o evento virtual “Adultos no espectro autista e a Universidade: Inclusão no Ensino Superior”.

Trata-se do primeiro encontro do CAUCamp, que tem como público-alvo professores, funcionários, alunos e familiares autistas e não-autistas.

O objetivo é iniciar o debate sobre quem são esses sujeitos, as razões pelas quais o diagnóstico, mesmo que tardio, é fundamental e quais são os primeiros passos para a inclusão na universidade.

Os Coletivos Autistas atuam, inicialmente, sob a perspectiva de garantir o acesso e a permanência de jovens e adultos no espectro autista no ensino superior. Trata-se de um processo longitudinal e latitudinal de humanização das relações e sistemas que emergem na academia voltado para uma ética da inclusão.

Este é o primeiro evento do Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCamp) sobre inclusão e acessibilidade de sujeitos autistas no ensino superior, caminho pavimentado por outros coletivos, dentre os quais o Coletivo Autista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAUFRJ).

As inscrições para participar podem ser feitas pelo Sympla. O evento será transmitido pelo Canal do Youtube da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

DEBATEDORES:

Mirian Castellain Guebert – Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela PUCSP é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotada no curso de Pedagogia, é membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Educação e Humanidades. Coordenadora da Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão, Coordenadora do Grupo de Estudos Educação como Direito Humano, tem experiência na área de Educação Especial, Ensino Superior com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas públicas, projetos pedagógicos. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Superior. Coordenador de Gestão e Processos do Projeto PIBID/PUCPR.

Mayck Hartwig – Psicólogo, Mestre em psicologia pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), onde realizou pesquisa com crianças bilíngues com transtorno do espectro autista; atualmente é doutorando em psicologia pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e pesquisador no Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento – NARN, onde desenvolve pesquisa de adaptação e normatização de escala para avaliação diagnóstica de autismo em adultos.

MEDIAÇÃO:

Jhonata Santana Silva – Autista, Graduando em medicina pela UFRJ e membro-fundador do coletivo autista da UFRJ (CAUFRJ).

Guilherme de Almeida Prazeres – Autista, Bacharel em Direito pela PUCPR e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Possui experiência em planejamento, implantação de novas arquiteturas organizacionais, gerenciamento de processos de transformação governamental e mudanças organizacionais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da Faculdade de Educação da Unicamp na área de Educação em Direitos Humanos. Associado e coordenador de relações institucionais do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH), membro do Law and Society Association (LSA), membro associado da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) atuando diretamente junto a Comissão de Formações e membro-fundador do Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCamp).

COORDENAÇÃO:

Guilherme de Almeida Prazeres (CAUCamp)